Connect with us

Inovação

Lego tornará as lojas “sensorialmente inclusivas” para aumentar a acessibilidade neurodivergente

Published

on

Lego

Para marcar o mês da conscientização sobre o autismo, todas as lojas da Lego nos Estados Unidos e Canadá serão certificadas como “sensory inclusive” pela organização sem fins lucrativos, KultureCity, em abril. Os associados serão treinados para entender como as necessidades sensoriais variam e como podem ajudar melhor crianças e adultos neurodivergentes na loja.

Além disso, bolsas sensoriais contendo fones de ouvido com redução de ruído, ferramentas de fidget, cartões de dicas visuais para auxiliar na comunicação não verbal, óculos com redução de estroboscópio e um crachá identificando o usuário como “KCVIP” estarão disponíveis gratuitamente.

Lego

A Lego House, que fica na cidade sede da empresa, Billund, Dinamarca, já possui a certificação KultureCity Sensory Inclusive, e a empresa planeja expandi-la para lojas em mais países ainda em 2024. A certificação serve como uma garantia para visitantes neurodivergentes e suas famílias de que o ambiente da loja será acolhedor.

“Sabemos que o sistema LEGO em jogo é apreciado por fãs neurodivergentes de todas as idades e queremos apoiar, inspirar e celebrar sua criatividade,” disse Colette Burke, Diretora Comercial do Grupo Lego, em comunicado. “Esperamos que as mudanças em nossas lojas, publicações e atrações familiares tenham um impacto positivo e ajudem a abraçar as diversas necessidades e habilidades de nossos fãs globalmente.”

A Lego também está destacando criadores autistas em seu canal no YouTube com sua série Love the Way You Think, incluindo Allyson Gail, uma criadora dos EUA que constrói modelos de Lego de comida com rostos, e Casey “Remrov” Vormer, um artista canadense que cria desenhos hiper-realistas.

Vários outros grandes varejistas tomaram medidas nos últimos anos para tornar suas lojas mais acolhedoras e fáceis de navegar para pessoas neurodivergentes e com habilidades diferentes:

  • O Walmart estabeleceu horas com ambiente sensorial em todas as suas lojas nos EUA em novembro de 2023 após testá-las durante a temporada de volta às aulas de 2023;
  • A Starbucks anunciou planos em março de 2022 para promover uma maior inclusão para funcionários e clientes com habilidades diferentes por meio de design e tecnologia em suas lojas. A varejista anunciou que usaria seu Quadro de Espaços Inclusivos em todas as lojas recém-inauguradas e renovadas em fevereiro de 2024.

 

Imagens: Divulgação / LEGO
Adam Blair para Retail Touch Points
Tradução por Central do Varejo