Connect with us

Web Summit Rio 2024

Liderando na era da Inteligência Artificial

Published

on

liderando

Com a explosão da IA generativa em 2023, tornou-se inegável que a humanidade está vivendo na era da inteligência artificial. Mas como estão liderando as equipes das empresas que estão surfando essa onda de avanço tecnológico em tempos de grande mudança e incerteza? Esse foi o tema do painel ‘Leading through the AI era‘ que aconteceu nesta quarta-feira, 17, durante o Web Summit Rio 2024.

Ludmila Pontremolez, co-fundadora da Zippi, destacou como a IA e o aprendizado de máquina são essenciais para atender um mercado desafiador. Com mais de 30 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, a Zippi enfrenta o desafio da falta de dados estruturados. “Estamos utilizando dados alternativos e modelos de machine learning para compreender nossos clientes e oferecer soluções sob medida”, explicou Ludmila. Ela ressaltou o uso de modelos de IA para detecção de fraudes e personalização do atendimento ao cliente.

Emily Chiu, da TBD, compartilhou como a empresa está utilizando a IA para promover a inclusão financeira global. Com o lançamento do TPT x, a TBD está democratizando o acesso aos serviços financeiros por meio de tecnologias como a IA generativa. “Estamos capacitando desenvolvedores em todo o mundo a se envolverem conosco por meio de SDKs inovadores”, afirmou Emily. Ela destacou como a IA está impulsionando a produtividade e eficiência em áreas como suporte ao cliente e desenvolvimento de protocolos abertos.

Um ponto-chave da discussão foi a importância de mitigar riscos na aplicação da IA. Tanto Ludmila quanto Emily enfatizaram a necessidade de representatividade nos dados e a conscientização sobre os riscos de privacidade. “Precisamos pensar na descentralização do acesso aos dados para garantir que a IA beneficie a humanidade sem comprometer a segurança dos dados”, ressaltou Emily.

Para Emily, a visão de longo prazo da TBD é reinventar os serviços financeiros de forma inclusiva e acessível para todos. Ela destacou a importância de criar uma camada de identidade digital segura e privada para enfrentar os desafios de uma era digital em constante evolução.

Essa conversa entre as especialistas deixa claro que é preciso liderar com responsabilidade, considerando não apenas os benefícios, mas também os riscos e desafios associados à IA.

 

Fabiana Hamada para Central do Varejo – Acompanhe a autora no LinkedIn

Imagem: Fabiana Hamada
Missão da Goakira Omnibiz realizada em parceria com o Ibevar e a FIA LABFIN-PROVAR