Comportamento
Linhas de produtos sustentáveis enfrentam dificuldades em meio à crescente conscientização dos consumidores
As empresas de bens de consumo vêm lançando produtos sustentáveis há décadas para capitalizar a crescente consciência ecológica, mas a demanda parece estar se estabilizando, de acordo com um relatório da Deloitte.
Segundo o estudo, cerca de 40% dos consumidores globais compram produtos sustentáveis pelo menos uma vez por mês, principalmente na categoria de alimentos e bens domésticos.
No entanto, em 2023, os produtos sustentáveis representaram apenas 18,5% do mercado de bens de consumo embalados nas principais economias, um aumento modesto de apenas 4,8 pontos percentuais desde 2015.
Embora a conscientização sobre as mudanças climáticas seja alta, a base de consumidores adeptos do consumo verde não está se expandindo, e a participação de mercado dos produtos sustentáveis cresce lentamente. Nesse ritmo, levaria mais de 50 anos para que os produtos ecológicos atingissem 50% de participação no mercado, segundo o relatório.
Consumidores priorizam custo e conveniência
“Mesmo com o aumento da conscientização global sobre as mudanças climáticas, a demanda por produtos sustentáveis tende a enfrentar dificuldades quando os consumidores precisam escolher entre o que é melhor para o planeta e o que é melhor para seus bolsos ou estilo de vida”, aponta o relatório.
“Os produtos sustentáveis podem exigir concessões, pois produzir algo ecológico com o mesmo custo, qualidade e conveniência de um produto tradicional ainda é um desafio”, acrescenta.
Esses desafios são particularmente evidentes em categorias como cuidados pessoais e beleza. Consumidores que compram produtos sustentáveis nesses segmentos frequentemente pagam um valor mais alto, com metade deles relatando custos até 25% superiores, em média, em comparação com opções convencionais.
Para se manterem competitivas, as empresas desse setor precisam lidar com desafios relacionados aos custos de produção, incluindo investimentos em pesquisa e desenvolvimento, materiais ecológicos e cadeias de suprimentos mais complexas.
Limitações e desafios para o mercado sustentável
O mercado tem sido impulsionado principalmente por um grupo seleto de consumidores de alta renda e consciência ecológica. No entanto, sem uma adoção mais ampla por parte dos consumidores ou incentivos regulatórios, muitas empresas hesitam em investir completamente em linhas de produtos sustentáveis, segundo a Deloitte.
Em categorias como móveis para o lar, os consumidores estão mais dispostos a aceitar produtos de qualidade inferior ou com prazos de entrega mais longos para adquirir alternativas sustentáveis. No entanto, a inovação ainda é necessária para melhorar a qualidade e o acabamento dos têxteis ecológicos a fim de competir com os materiais convencionais.
Embora algumas subcategorias de vestuário tenham se saído melhor em termos de custo e qualidade, a indústria têxtil como um todo ainda enfrenta desafios. Modelos de moda circular, como roupas de segunda mão e peças recicladas, estão ganhando espaço, mas ainda representam uma pequena parcela do mercado.
Imagem: Freepik
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo