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E-commerce

Live commerce: saiba sobre estratégia que une lives e e-commerce

Solução pode alavancar sucesso de marcas em eventos como a Black Friday

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Homem fazendo transmissão ao vivo; live commerce é a chave para o sucesso

A Black Friday já está quase chegando e, com ela, as varejistas podem resolver um problema latente do e-commerce. Se, por um lado, a indústria considera esse formato um grande avanço, por trazer uma experiência mais dinâmica ao consumidor e permitir que ele compre 24 horas por dia e 7 dias por semana, sua taxa de conversão é a mais baixa do varejo, com só 1,6% em média. Para resolver essa questão e garantir um maior engajamento dos consumidores, principalmente em eventos como a Black Friday, surgiu uma solução nova de e-commerce: o live commerce. 

Essa estratégia une o e-commerce que conhecemos com transmissões ao vivo na internet (as populares “lives”). As lives acontecem nos sites e aplicativos das varejistas, permitindo que os usuários assistam, interajam no chat, confiram detalhes dos produtos, tirem dúvidas e efetuem a compra na mesma tela. Isso permite uma experiência mais humanizada e personalizada de venda.

Monique Lima, CEO da MIMO Live Sales, maior empresa de live shopping da América Latina, afirma que o live commerce já representa um percentual relevante no faturamento digital das marcas, com lojas físicas já contando com espaços para lives. “Não resta dúvidas de que o live commerce é o e-commerce 4.0. Para a marca, ele entrega vendas em escala. Para o consumidor, é como comprar de casa, mas como se estivesse dentro da loja. Esse formato iniciou na China, onde a estratégia já movimentou US$625 bi apenas em 2023 (dados do eMarketer) – e está acontecendo também no Brasil”, destaca. 

Homem fazendo transmissão ao vivo; live commerce é a chave para o sucesso

Vantagens do live commerce para empresas

A seguir, elencamos 5 vantagens que o live commerce traz para as marcas, além de mostrar como essa estratégia de e-commerce pode alavancar o potencial das empresas.

Maior taxa de conversão

Ao fazer uma live no site ou aplicativo, a conversão de compra costuma ser, em média, 10 vezes maior que em lives feitas em outros ambientes. Em alguns setores, como beleza, bebidas e moda, essa taxa de conversão pode chegar a 30%. Como não há fricção no processo de compra, as vendas acontecem em escala e as lives ocorrem sem redirecionamentos, com o produto desejado sendo inserido no carrinho instantaneamente.

Incremento do CRM

O live commerce, além de fazer com que a base de clientes tenha tendência a aumentar a cada transmissão, faz com que o engajamento das marcas cresça através das vendas. A experiência, por ser em tempo real, faz com que o público se mantenha interessado, captando a atenção de potenciais compradores, que podem tirar dúvidas em tempo real e receber propostas que vão ao encontro do que eles desejam.

Durante as lives, as empresas também podem recolher informações relacionadas ao interesse dos clientes para um contato posterior, normalmente feito de forma mais personalizada, com a apresentação de produtos e ofertas que tenham maior chance de conversão.

Inteligência de dados

Os dados gerados durante a live, além de serem usados para contato personalizado depois que ela é encerrada, são transformados em insights utilizados pelas marcas para a tomada de decisão. Com essas informações, é possível entender melhor os ciclos de venda, assim como fazer melhores análises de comportamento através de perguntas frequentes e feedbacks sobre o produto. 

Esses dados também podem ser de grande utilidade para as empresas no planejamento de novas lives, bem como no desenvolvimento de novos produtos para o consumidor.

Baixo investimento

Não é necessário tirar o escorpião do bolso. Quanto mais simples for a produção de uma live, maior a taxa de conversão e as chances de sucesso. Uma boa iluminação, câmera de qualidade (pode ser de um bom smartphone) e uma conexão estável de internet já são meio caminho andado. Além disso, um apresentador ou apresentadora que conheça os produtos e tenha familiaridade com o público é fundamental.

Audiência qualificada

As redes sociais, embora sejam bons canais para buscar engajamento de clientes, não são recomendadas para essa estratégia, pois a ação fica restrita ao público das redes e pode resultar em alta fricção para o usuário, já que a taxa de conversão cai devido ao grande número de etapas até a compra no e-commerce.

Como no live commerce as transmissões são feitas no site ou app da marca, o público participante é mais qualificado, já está propenso à compra e goza de um sentimento de exclusividade e escassez, principalmente se a marca utiliza estratégias como cupons de desconto, parcerias com influenciadores digitais e produtos exclusivos. Essas táticas podem fazer com que os consumidores tomem decisões de compra mais rápidas.

Imagem: Envato