• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Lojas de construção passam por reinvenção após pandemia
Advertisement

Operação

Governança Corporativa: o que é, por que importa e como aplicar

Investimentos Operação

Nestlé anuncia ampliação de fábrica em Montes Claros

Operação

Pequenas empresas são responsáveis por 96% das atividades comerciais no Brasil

Operação

Audiência pública debate revisão dos tetos do Simples Nacional

Operação

Chipotle anuncia expansão para Singapura e Coreia do Sul em 2026

Operação

Efeito Ozempic muda consumo de roupas nos EUA

Operação

Dia do Cliente: marcas lançam campanhas e promoções especiais

Operação

Marcas próprias ganham força nos supermercados

Inovação Operação

Visa apresenta novas ferramentas para acelerar comércio agêntico

Operação

Lojas de construção passam por reinvenção após pandemia

Empresas passam por reestruturação para atender boom de demanda que se deu durante o período de reclusão da pandemia

Publicado

2 anos atrás

on

4 de julho, 2023

Por

Redação

A notícia de que a rede de materiais de construção C&C está enfrentando a necessidade de fechar pelo menos um terço de suas lojas gerou preocupação entre os investidores do setor. Sua concorrente, a rede Telhanorte, que pertence ao grupo francês Saint-Gobain, também está à venda. Especialistas de mercado apontam que esse modelo de grandes lojas varejistas está enfrentando prejuízos e passando por reestruturações para sobreviver.

A decisão de fechar lojas da C&C foi tomada após uma consultoria contratada para reestruturar a empresa analisar seu modelo de negócio, segundo informações da Invest News. Apesar de ter sido anunciada para venda, a C&C ainda não despertou interesse por parte dos compradores. A família decidiu colocar a empresa à venda após a morte do fundador Aloysio Faria, um banqueiro que também era dono de outras empresas.

Segundo o analista Hugo Queiroz, da L4 Capital, a coincidência de ambas as lojas estarem à venda ao mesmo tempo é significativa. Ele destaca que o modelo de lojas físicas de materiais de construção não está ultrapassado, mas os “home centers” grandiosos podem precisar de uma revisão, devido aos altos custos fixos, como salários e aluguéis.

Hugo Queiroz afirma que a venda das duas lojas não indica uma tendência de desinvestimento ou venda nesse setor. Ele considera que a C&C passou por uma reestruturação para obter capital e dividir os ativos após a morte do fundador, enquanto a Telhanorte está buscando vender devido a um modelo de negócio inadequado. O analista destaca que a tendência atual é adotar um modelo híbrido, com lojas de diferentes tamanhos. Ele menciona exemplos como a Leroy Merlin, que está abrindo lojas menores, assim como a Unicasas, Portobello Shop e Lojas Quero Quero, que possuem unidades menores distribuídas em áreas rurais do Brasil.

Lucas Lima, analista da VG Research, enfatiza que o modelo de negócio das varejistas enfrenta grandes desafios, com um setor altamente competitivo e pouca diferenciação de produtos, o que resulta em margens de lucro muito apertadas e dificuldades para gerar lucro. Caroline Sanchez, analista de varejo da Levante Inside, ressalta que o grande número de lojas de materiais de construção que estão passando por reestruturações de dívidas pode indicar uma tendência no setor. No entanto, ela destaca que após o aumento nas vendas durante a pandemia, é necessário uma readequação para a situação atual.

Os especialistas concordam que a solução mais adequada é buscar um crescimento no digital, mas sem abrir mão das lojas físicas, que podem ser utilizadas de forma estratégica, melhorando a logística e o relacionamento com o cliente. O modelo híbrido é visto como uma alternativa promissora, pois muitos consumidores desejam ver os produtos pessoalmente antes de comprar. No entanto, eles destacam que as vendas de materiais de construção são cíclicas no país e estão sujeitas a flutuações econômicas.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Exclusivo: Na contramão das tendências, TruckPag dispensa chatbots e aposta em abordagem humana no atendimento

Não perca

Coteminas, parceira da Shein, anuncia demissão em massa em SC

Continue Reading

Você pode gostar

  • tiktok tiktok

    TikTok se consolida como ferramenta de descoberta de produtos e serviços entre jovens brasileiros

  • futuro do varejo futuro do varejo

    NRF Europe debate como a IA está acelerando o futuro do varejo

  • hiperpersonalização hiperpersonalização

    Hiperpersonalização promete redefinir o e-commerce

  • experiências experiências

    Líderes do varejo debatem experiências integradas no físico e no digital na NRF Paris

  • Authentic Brands Authentic Brands

    Authentic Brands Group revela estratégia global para transformar marcas icônicas em negócios multicanais

  • MediaMarktSaturn MediaMarktSaturn

    MediaMarktSaturn aposta em transformação para ser plataforma omnichannel centrada no cliente

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
tiktok
E-commerce3 horas atrás

TikTok se consolida como ferramenta de descoberta de produtos e serviços entre jovens brasileiros

futuro do varejo
NRF Paris 20256 horas atrás

NRF Europe debate como a IA está acelerando o futuro do varejo

hiperpersonalização
NRF Paris 20256 horas atrás

Hiperpersonalização promete redefinir o e-commerce

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

TNG
Vídeos13 horas atrás

Podcast Central do Varejo #53: TNG

Fini
Franchising1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #52: Fini

Velocità
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.