• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Lojas de construção passam por reinvenção após pandemia
Advertisement

Colunistas Operação

Como o Dia dos Namorados pode garantir suas vendas até o Natal

Comportamento

Tendências de moda feminina jovem no Coachella

Comportamento Operação

Por que você deve fazer uma pesquisa de comportamento no seu negócio?

Operação

Decolar adota Click to Pay da Visa em seu checkout

Operação

One stop shop: o que é?

Comportamento Eventos

Pesquisa da APAS revela mudanças no comportamento do consumidor

Operação

Dick’s Sporting Goods vai adquirir a Foot Locker por US$ 2,5 bi

Operação

Marfrig e BRF anunciam fusão e criam nova gigante do setor

Operação

Ikea lança novo programa de recompensas nos EUA

Operação

Lojas de construção passam por reinvenção após pandemia

Empresas passam por reestruturação para atender boom de demanda que se deu durante o período de reclusão da pandemia

Publicado

2 anos atrás

on

4 de julho, 2023

Por

Redação

A notícia de que a rede de materiais de construção C&C está enfrentando a necessidade de fechar pelo menos um terço de suas lojas gerou preocupação entre os investidores do setor. Sua concorrente, a rede Telhanorte, que pertence ao grupo francês Saint-Gobain, também está à venda. Especialistas de mercado apontam que esse modelo de grandes lojas varejistas está enfrentando prejuízos e passando por reestruturações para sobreviver.

A decisão de fechar lojas da C&C foi tomada após uma consultoria contratada para reestruturar a empresa analisar seu modelo de negócio, segundo informações da Invest News. Apesar de ter sido anunciada para venda, a C&C ainda não despertou interesse por parte dos compradores. A família decidiu colocar a empresa à venda após a morte do fundador Aloysio Faria, um banqueiro que também era dono de outras empresas.

Segundo o analista Hugo Queiroz, da L4 Capital, a coincidência de ambas as lojas estarem à venda ao mesmo tempo é significativa. Ele destaca que o modelo de lojas físicas de materiais de construção não está ultrapassado, mas os “home centers” grandiosos podem precisar de uma revisão, devido aos altos custos fixos, como salários e aluguéis.

Hugo Queiroz afirma que a venda das duas lojas não indica uma tendência de desinvestimento ou venda nesse setor. Ele considera que a C&C passou por uma reestruturação para obter capital e dividir os ativos após a morte do fundador, enquanto a Telhanorte está buscando vender devido a um modelo de negócio inadequado. O analista destaca que a tendência atual é adotar um modelo híbrido, com lojas de diferentes tamanhos. Ele menciona exemplos como a Leroy Merlin, que está abrindo lojas menores, assim como a Unicasas, Portobello Shop e Lojas Quero Quero, que possuem unidades menores distribuídas em áreas rurais do Brasil.

Lucas Lima, analista da VG Research, enfatiza que o modelo de negócio das varejistas enfrenta grandes desafios, com um setor altamente competitivo e pouca diferenciação de produtos, o que resulta em margens de lucro muito apertadas e dificuldades para gerar lucro. Caroline Sanchez, analista de varejo da Levante Inside, ressalta que o grande número de lojas de materiais de construção que estão passando por reestruturações de dívidas pode indicar uma tendência no setor. No entanto, ela destaca que após o aumento nas vendas durante a pandemia, é necessário uma readequação para a situação atual.

Os especialistas concordam que a solução mais adequada é buscar um crescimento no digital, mas sem abrir mão das lojas físicas, que podem ser utilizadas de forma estratégica, melhorando a logística e o relacionamento com o cliente. O modelo híbrido é visto como uma alternativa promissora, pois muitos consumidores desejam ver os produtos pessoalmente antes de comprar. No entanto, eles destacam que as vendas de materiais de construção são cíclicas no país e estão sujeitas a flutuações econômicas.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Exclusivo: Na contramão das tendências, TruckPag dispensa chatbots e aposta em abordagem humana no atendimento

Não perca

Coteminas, parceira da Shein, anuncia demissão em massa em SC

Continue Reading

Você pode gostar

  • Dia dos Namorados Dia dos Namorados

    Como o Dia dos Namorados pode garantir suas vendas até o Natal

  • Mulheres abraçadas em festival de música Mulheres abraçadas em festival de música

    Tendências de moda feminina jovem no Coachella

  • Natural One Justo Natural One Justo

    Natural One fortalece presença no mercado com retail media

  • Ephemeral Commerce Ephemeral Commerce

    InsightZ #34: Vendas que somem: O poder do ephemeral commerce

  • sucesso no varejo; teto simples nacional sucesso no varejo; teto simples nacional

    Por que você deve fazer uma pesquisa de comportamento no seu negócio?

  • Decolar Decolar

    Decolar adota Click to Pay da Visa em seu checkout

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Dia dos Namorados
Colunistas1 hora atrás

Como o Dia dos Namorados pode garantir suas vendas até o Natal

Mulheres abraçadas em festival de música
Comportamento14 horas atrás

Tendências de moda feminina jovem no Coachella

Natural One Justo
Franchising22 horas atrás

Natural One fortalece presença no mercado com retail media

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos5 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação