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Lojas de departamentos deveriam oferecer uma experiência VIP?

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Lojas de departamento

Quando se trata de lojas de departamentos, apenas 1% dos maiores gastadores contribuem com cerca de 25% das vendas, enquanto os 20% principais dos clientes respondem por 80% da receita dessas lojas, de acordo com o Inside Retail.

Como resultado, as lojas de departamentos da Coreia do Sul têm aprimorado a experiência de compra VIP nos últimos anos, renovando suas lojas e expandindo seus serviços de concierge para clientes de alto nível. Um desses varejistas, a Galleria Department Store, inaugurou um local exclusivo para membros VIP no final de 2019, voltado para seus maiores gastadores. Apenas os clientes que gastam pelo menos 40 milhões de won por ano têm acesso ao local especial e ao que está dentro dele.

A CNBC relatou que a Coreia do Sul é o país com o maior gasto per capita em varejo de luxo no mundo, mas espera-se que os EUA gerem a maior receita, totalizando US$ 77,3 bilhões em 2024, segundo a Statista.

Os benefícios de ter compradores VIP regulares em uma loja de departamentos podem ser formidáveis. Se os consumidores VIP gostarem de fazer compras repetidas, eles contribuirão com uma receita regular e também poderão atrair a atenção de outros VIPs e consumidores em geral.

A Retail Pro International, uma empresa de software, explicou que ter experiências VIP pode construir lealdade para os varejistas de luxo. “Clientes que gastam milhares de dólares esperam se sentir valorizados”, afirmou a empresa. “Esses programas vão além para clientes que não apenas gastam muito, mas também são frequentemente influenciadores.”

Além disso, segundo a KED Global, muitos clientes VIP são estrangeiros. Por exemplo, o Hyundai Department Store’s Trade Center, na Coreia do Sul, atende mais de 500 clientes VIP estrangeiros que gastam consistentemente mais de 10 milhões de won por visita. Isso contribuiu para um aumento de 205% nas vendas de janeiro a abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2023.

O veículo de comunicação observou que “para atrair clientes estrangeiros regulares para além de itens duty-free para produtos de lojas de departamentos, as lojas de departamentos coreanas introduziram programas de fidelidade exclusivos para estrangeiros, incluindo pontos de recompensa. A Hyundai Department Store tem mais de 30.000 estrangeiros registrados para ganhar seus pontos de recompensa.”

Algumas lojas de departamentos de luxo chegam a cobrar uma taxa anual de associação para fazer compras como VIP. De acordo com o PYMNTS, a loja de departamentos Harrods, em Londres, abriu um clube exclusivo no ano passado em Xangai, chamado “The Residence”. A taxa para se tornar membro é de 150.000 yuans (US$ 21.000) por ano, embora atualmente ofereça apenas 250 associações.

De volta aos EUA, o site oficial de Beverly Hills tem uma página dedicada ao seu destino de compras na Califórnia. O site atende aos VIPs, fornecendo uma página que explica como fazer compras como VIP em Beverly Hills, incluindo o agendamento de consultas privadas e o acesso a salas privadas em várias lojas de luxo, junto com benefícios especiais para aqueles considerados VIPs.

Por exemplo, a Tiffany & Co. tem um salão no terceiro andar, enquanto a flagship da Louis Vuitton em Beverly Hills recebe Clientes Muito Importantes (VICs) “em uma sala de estar e pátio ao ar livre para beber champanhe enquanto fazem compras.” Grandes gastadores também podem acessar áreas exclusivas como a cobertura da Burberry e a suíte VIP da Saint Laurent, que oferecem vistas impressionantes. Enquanto isso, a Neiman Marcus tem uma equipe especial de estilistas e peças de moda para aqueles que podem entrar na “Bloom’s Room.”

Embora os requisitos variem para cada loja em particular, o consenso geral está relacionado ao fato de gastar muito enquanto se está na loja, e algumas delas são apenas por convite especial.

Em Las Vegas, a Hermès inaugurou no mês passado uma boutique de 13.000 pés quadrados, “com o primeiro local de salão VIP para consumidores dos EUA terem uma experiência de compra de luxo completamente privada”, segundo a FashionNetwork.com. O CEO da Hermès, Robert Chavez, disse sobre a área VIP: “Fizemos isso porque temos muitos grandes apostadores e queremos poder atendê-los e mimá-los.”

Imagem: Envato
Informações: Dennis Limmer para Retail Wire
Tradução livre: Central do Varejo

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