• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

E-commerce

Lojistas apontam marketplaces como principal foco na Black Friday
Advertisement

E-commerce

PMEs faturam 34% a mais no Dia das Mães de 2025

E-commerce

Punchout: o que é, como funciona e por que o varejo deve adotar

E-commerce

Geração Z e Millennials usam e-commerce e self-checkout para evitar interações sociais

E-commerce Operação

Por que a era da disrupção do e-commerce no varejo chegou ao fim

E-commerce

C2C: o que é, como funciona e qual seu impacto no varejo

E-commerce

Privalia: história, expansão e estratégias da gigante da moda online

E-commerce

TikTok Shop inicia operação no Brasil com foco em creators e marcas

E-commerce

ABComm estima aumento nas vendas no Dia das Mães

E-commerce

Shop2gether é confiável? Descubra

E-commerce

Lojistas apontam marketplaces como principal foco na Black Friday

Relatório Tendências da Black Friday, feito pela Olist, mostrou que 73% dos lojistas pretendem focar nos marketplaces

Publicado

2 anos atrás

on

27 de julho, 2023

Por

Redação

Os consumidores brasileiros estão se preparando para gastar mais na Black Friday deste ano, prevista para ocorrer em 24 de novembro. De acordo com o Relatório de Tendências da Black Friday, elaborado pelo Olist, um ecossistema especializado em soluções de e-commerce para pequenas e médias empresas (PMEs), cerca de 50% dos consumidores planejam desembolsar mais de R$ 500 durante a campanha, principalmente em marketplaces. O estudo, realizado com 1.600 entrevistados, será divulgado no Fórum E-Commerce Brasil, que acontecerá no Transamérica Expo Center, na zona sul de São Paulo, no dia 27 de julho.

A pesquisa revela que a escolha dos canais de venda pode ser determinante para os resultados das vendas. Dos lojistas entrevistados, 73% pretendem focar nos marketplaces para potencializar suas vendas, enquanto 41,7% investirão em e-commerce próprio. Redes sociais serão utilizadas por 29,2% para impulsionar os resultados, enquanto o interesse em vender por meio de lojas físicas é de apenas 20,6%.

Alexander Clein, diretor Comercial do Olist, ressalta os benefícios de trabalhar com marketplaces, tais como a possibilidade de expandir para diversos canais e não depender de uma única fonte de vendas. Além disso, ele destaca que, diferentemente de anos atrás, hoje há várias opções de marketplaces no Brasil, o que facilita a escolha para os vendedores. O baixo investimento em mídia também é um ponto positivo, desde que o lojista tenha produtos de qualidade, seja competitivo e consiga efetuar entregas rápidas.

Em relação aos consumidores, a pesquisa aponta que 45% deles pretendem fazer suas compras em grandes sites, como Mercado Livre, Americanas e Amazon, enquanto 22,2% preferem a experiência presencial em lojas físicas.

Sandra Montes, CMO do Olist, destaca a expectativa elevada dos consumidores para a Black Friday e ressalta a importância das marcas investirem em experiências de compra memoráveis, independentemente do canal de venda escolhido. Ela reforça a necessidade de colocar os clientes e suas necessidades no centro das estratégias para a campanha.

A pesquisa também identificou que o investimento em plataformas de e-commerce está crescendo entre os vendedores que desejam aumentar suas vendas. O número de lojistas com site próprio aumentou de 34,4% em 2022 para 66,3% em 2023, representando um crescimento de 92,7%. O uso de ERP cresceu 62,4%, PDV teve alta de 290% e o hub de integração aumentou 215%.

Alexander Clein alerta que aqueles que não se adaptarem às novas tecnologias e tendências do mercado acabarão perdendo oportunidades de crescimento. A adequação envolve garantir uma experiência similar tanto na loja física quanto na digital, além de sincronizar o estoque entre os diversos canais de venda e utilizar inteligência para decidir o sortimento de produtos e os preços.

Os lojistas também demonstraram preocupação com problemas que podem surgir nas vendas online, como a possibilidade de atrasos na entrega de produtos (12,9%) e reclamações no pós-venda (6,7%).

Por fim, em relação aos meios de pagamento, a maioria dos lojistas (63,4%) pretende incentivar o uso do cartão de crédito, seguido pelo Pix, com 38,1%, e pelo cartão de débito, com 13,4%.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

América Latina lidera projeções de crescimento do e-commerce

Não perca

Filme da Barbie impulsiona venda de 120 mil produtos rosa em julho

Continue Reading

Você pode gostar

  • sucesso no varejo; teto simples nacional sucesso no varejo; teto simples nacional

    Por que você deve fazer uma pesquisa de comportamento no seu negócio?

  • Decolar Decolar

    Decolar adota Click to Pay da Visa em seu checkout

  • Transferência Transferência

    Transferência de estabelecimento: quais cuidados tomar?

  • Embalagem de iluminador da Fenty Beauty aberta Embalagem de iluminador da Fenty Beauty aberta

    Fenty Beauty oferece experiência inédita em quiosque interativo em São Paulo

  • apps móveis; programas de fidelidade; aplicativo apps móveis; programas de fidelidade; aplicativo

    One stop shop: o que é?

  • alibaba alibaba

    Grandes empresas chinesas utilizam IA em anúncios para impulsionar compras

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
sucesso no varejo; teto simples nacional
Comportamento15 horas atrás

Por que você deve fazer uma pesquisa de comportamento no seu negócio?

Decolar
Operação20 horas atrás

Decolar adota Click to Pay da Visa em seu checkout

Transferência
Colunistas22 horas atrás

Transferência de estabelecimento: quais cuidados tomar?

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Corpo de mulher com vestido longo branco florido esvoaçante, na praia, ao sol
Design2 anos atrás

Tendências de moda para o verão de 2024 e 2025

marchon
Vídeos4 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação