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Lojistas apontam marketplaces como principal foco na Black Friday

Relatório Tendências da Black Friday, feito pela Olist, mostrou que 73% dos lojistas pretendem focar nos marketplaces

Publicado

2 anos atrás

on

27 de julho, 2023

Por

Redação

Os consumidores brasileiros estão se preparando para gastar mais na Black Friday deste ano, prevista para ocorrer em 24 de novembro. De acordo com o Relatório de Tendências da Black Friday, elaborado pelo Olist, um ecossistema especializado em soluções de e-commerce para pequenas e médias empresas (PMEs), cerca de 50% dos consumidores planejam desembolsar mais de R$ 500 durante a campanha, principalmente em marketplaces. O estudo, realizado com 1.600 entrevistados, será divulgado no Fórum E-Commerce Brasil, que acontecerá no Transamérica Expo Center, na zona sul de São Paulo, no dia 27 de julho.

A pesquisa revela que a escolha dos canais de venda pode ser determinante para os resultados das vendas. Dos lojistas entrevistados, 73% pretendem focar nos marketplaces para potencializar suas vendas, enquanto 41,7% investirão em e-commerce próprio. Redes sociais serão utilizadas por 29,2% para impulsionar os resultados, enquanto o interesse em vender por meio de lojas físicas é de apenas 20,6%.

Alexander Clein, diretor Comercial do Olist, ressalta os benefícios de trabalhar com marketplaces, tais como a possibilidade de expandir para diversos canais e não depender de uma única fonte de vendas. Além disso, ele destaca que, diferentemente de anos atrás, hoje há várias opções de marketplaces no Brasil, o que facilita a escolha para os vendedores. O baixo investimento em mídia também é um ponto positivo, desde que o lojista tenha produtos de qualidade, seja competitivo e consiga efetuar entregas rápidas.

Em relação aos consumidores, a pesquisa aponta que 45% deles pretendem fazer suas compras em grandes sites, como Mercado Livre, Americanas e Amazon, enquanto 22,2% preferem a experiência presencial em lojas físicas.

Sandra Montes, CMO do Olist, destaca a expectativa elevada dos consumidores para a Black Friday e ressalta a importância das marcas investirem em experiências de compra memoráveis, independentemente do canal de venda escolhido. Ela reforça a necessidade de colocar os clientes e suas necessidades no centro das estratégias para a campanha.

A pesquisa também identificou que o investimento em plataformas de e-commerce está crescendo entre os vendedores que desejam aumentar suas vendas. O número de lojistas com site próprio aumentou de 34,4% em 2022 para 66,3% em 2023, representando um crescimento de 92,7%. O uso de ERP cresceu 62,4%, PDV teve alta de 290% e o hub de integração aumentou 215%.

Alexander Clein alerta que aqueles que não se adaptarem às novas tecnologias e tendências do mercado acabarão perdendo oportunidades de crescimento. A adequação envolve garantir uma experiência similar tanto na loja física quanto na digital, além de sincronizar o estoque entre os diversos canais de venda e utilizar inteligência para decidir o sortimento de produtos e os preços.

Os lojistas também demonstraram preocupação com problemas que podem surgir nas vendas online, como a possibilidade de atrasos na entrega de produtos (12,9%) e reclamações no pós-venda (6,7%).

Por fim, em relação aos meios de pagamento, a maioria dos lojistas (63,4%) pretende incentivar o uso do cartão de crédito, seguido pelo Pix, com 38,1%, e pelo cartão de débito, com 13,4%.

Imagem: Freepik

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