Operação
Macy’s adia divulgação completa do relatório do 3º trimestre devido fraude contábil
A Macy’s Inc. está adiando a divulgação de seus resultados do 3º trimestre para concluir uma investigação sobre irregularidades contábeis, após descobrir que um funcionário ocultou intencionalmente entre US$ 132 milhões e US$ 154 milhões em despesas de entrega. O relatório, originalmente agendado para a última terça-feira, 26, foi adiado.
Os “lançamentos contábeis errôneos” ocorreram entre o 4º trimestre de 2021 e o 3º trimestre deste ano, sem impacto na gestão de caixa ou nos pagamentos a fornecedores, segundo o relatório financeiro. O funcionário envolvido não está mais na empresa, e ninguém mais foi implicado.
A empresa divulgou resultados preliminares para o 3º trimestre:
- As vendas líquidas caíram 2,4% ano a ano, para US$ 4,7 bilhões;
- Vendas comparáveis, incluindo licenciamentos e vendas de marketplace, recuaram 1,3%;
- Macy’s: vendas líquidas caíram 3,1%, com vendas comparáveis em queda de 2,2%, enquanto as “primeiras 50 lojas” tiveram alta de 1,9%
- Bloomingdale’s: vendas cresceram 1,4%, com vendas comparáveis em alta de 3,2%;
- Bluemercury: vendas subiram 3,2%, com vendas comparáveis em alta de 3,3%.
O CEO da Macy’s Inc., Tony Spring, pode estar pronto para encerrar 2024. Spring assumiu o cargo em fevereiro, em meio a uma disputa por aquisição e com a necessidade de reverter a situação da marca. Em julho, a Macy’s recusou oficialmente uma oferta de US$ 6,9 bilhões feita por empresas ativistas Arkhouse Management e Brigade Capital Management.
Agora, a empresa teve que adiar seu relatório de lucros após a descoberta de irregularidades contábeis que remontam a 2021, levantando questões sobre possíveis falhas de seus auditores e preocupações com o desempenho da empresa, segundo Neil Saunders, diretor-geral da GlobalData.
“O adiamento dos resultados completos do terceiro trimestre da Macy’s não é um bom sinal”, comentou Saunders por e-mail.
Em um comunicado, Spring afirmou que a Macy’s promove “uma cultura de conduta ética” e que a investigação está em andamento.
“Enquanto trabalhamos diligentemente para concluir a investigação o mais rápido possível e garantir que essa questão seja tratada de forma adequada, nossos colegas em toda a empresa estão focados em atender nossos clientes e executar nossa estratégia para uma temporada de festas bem-sucedida”, acrescentou.
Alta dependência do 4º trimestre
Muito depende da temporada de festas: no ano passado, a Macy’s Inc. gerou 65% de seu lucro operacional anual no 4º trimestre, segundo análise da S&P Global Ratings.
Em outro comunicado, Spring observou que as vendas comparáveis em todas as marcas neste mês melhoraram em relação ao 3º trimestre.
Analistas da Evercore ISI minimizaram o impacto da fraude nas contas gerais da Macy’s, estimando que o erro representará uma redução de apenas 20 pontos-base na margem bruta acumulada.
“A Macy’s descobriu recentemente a situação e ainda não tem todos os detalhes necessários para atualizar completamente a margem bruta e o lucro por ação, daí o atraso na divulgação dos resultados”, afirmou Michael Binetti, analista da Evercore.
Ainda assim, o incidente desvia a atenção de um trimestre que, no geral, foi positivo. A queda de 1,3% nas vendas comparáveis superou a estimativa da Evercore, e as “primeiras 50 lojas” registraram o terceiro trimestre consecutivo de crescimento positivo nas vendas comparáveis.
A receita “diversa” da Macy’s caiu 9,6%, para US$ 161 milhões, incluindo uma queda de 15,5% na receita de cartões de crédito, para US$ 120 milhões, e um aumento de 13,9% na receita publicitária, para US$ 41 milhões, refletindo maior volume de anunciantes e campanhas.
Apesar de concorrentes, incluindo varejistas de desconto que vêm ganhando participação de mercado, lutarem para atingir as metas mínimas de vendas comparáveis, a Macy’s se destaca.
“Embora o aviso de fraude seja muito infeliz, achamos que divulgá-lo agora desvia o foco para um erro contábil relativamente pequeno e tira a atenção do que teria sido um trimestre muito forte para a Macy’s”, concluiu Binetti.
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Imagem: Envato
Informações: Daphne Howland para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo