Inovação

Maioria dos varejistas diz que a tecnologia em loja não atende às expectativas dos consumidores

Publicado

on

tecnologia

Uma nova pesquisa conduzida pela Retail Systems Research (RSR) revela que 65% dos varejistas acreditam que sua tecnologia atual nas lojas não oferece suporte às experiências de compra modernas.

Patrocinada pela provedora de tecnologia para o varejo Jumpmind, a pesquisa entrevistou 112 executivos e gerentes de loja entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. A conclusão é clara: a maioria afirma que seus sistemas atuais não permitem entregar a experiência que os clientes desejam — e que precisam oferecer.

Embora a maioria dos varejistas (85%) veja suas lojas físicas como seu principal canal de crescimento, 62% relatam que os clientes exigem experiências em loja que eles não conseguem entregar atualmente.

A tecnologia de ponto de venda (PoS) é um dos principais problemas. Apenas 47% dos entrevistados concordam que seu sistema atual apoia uma experiência de loja inovadora ou diferenciada, enquanto um terço afirma que o PoS está, de fato, limitando seu desempenho.

Além disso, 34% dos varejistas afirmam que a adoção de novas tecnologias por parte dos consumidores está ocorrendo em um ritmo muito acelerado, e 31% consideram que as novas tecnologias têm custos proibitivos.

Apesar disso, a maioria dos varejistas está confiante para investir em tecnologia móvel, com 63% declarando que dispositivos móveis ajudam a liberar tempo dos gerentes e oferecem mais visibilidade operacional. Tecnologias como venda assistida e estoque infinito (endless aisle) também estão em alta, com 70% planejando investir nessas áreas nos próximos 12 a 18 meses.

Mais de um terço dos entrevistados observa que os consumidores hiperinformados representam uma ameaça ao seu negócio, e 41% acreditam que o crescimento dos concorrentes online está corroendo o valor das lojas físicas. O varejo direto ao consumidor (DTC) também é visto como um risco por 38% dos respondentes, enquanto 28% consideram o frete no mesmo dia dos e-commerces uma ameaça competitiva.

“Muitos varejistas ainda não descobriram a fórmula para criar experiências de compra em loja relevantes e inspiradoras — e o tempo está se esgotando,” afirma Joe Corbin, presidente e CEO da Jumpmind. “Com a inflação impactando os gastos dos consumidores, é absolutamente essencial criar experiências em loja envolventes, integradas e que realmente agreguem valor e diferenciação, empoderando tanto os colaboradores quanto os clientes.”

“Embora as duas últimas décadas tenham trazido enorme potencial tecnológico para o varejo, a loja do futuro ainda é uma visão distante para muitos,” completa Steve Rowen, sócio da RSR. “Felizmente, hoje existem tecnologias de nível consumidor, com funcionalidades completas, por custos muito mais acessíveis do que os sistemas antigos. Os varejistas continuam totalmente comprometidos com o canal físico e têm verbas significativas reservadas para investir em tecnologia, por isso esperamos que 2025 seja um ano muito promissor.”

Se sua loja ainda não está preparada para atender às novas expectativas dos consumidores com tecnologia acessível, prática e eficiente, essa é a hora de agir. A Imersão IA no Varejo foi criada justamente para ajudar varejistas como você a entender, testar e aplicar soluções reais de inteligência artificial no dia a dia da operação — do atendimento ao estoque, das vendas ao marketing. Participe:

Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *