Operação
Mais de 157 milhões de pessoas devem fazer compras em lojas físicas e online neste Natal
Cerca de 157,2 milhões de pessoas devem fazer compras de fim de ano em lojas físicas, online ou em ambos os canais neste fim de semana, no último sábado antes do Natal, de acordo com uma pesquisa anual da National Retail Federation (NRF) e da Prosper Insights & Analytics divulgada na segunda-feira (16). Esse número aumentou em relação aos 141,9 milhões do ano passado.
A pesquisa mostrou que 44% dos entrevistados planejam comprar tanto em lojas físicas quanto online, um aumento em relação aos 41% do ano passado. Cerca de 31% pretendem comprar exclusivamente em lojas físicas, uma queda em relação aos 37% do ano passado, enquanto 24% planejam comprar apenas online, em comparação com 22% no ano passado.
37% dos consumidores com pelo menos metade das compras ainda por fazer disseram que ainda estão decidindo o que comprar, enquanto 27% relataram ter outras prioridades financeiras antes de dezembro. Outros 24% estão esperando que amigos ou familiares digam o que desejam ganhar.
Com o dia 25 de dezembro se aproximando, os consumidores devem usar múltiplos canais para concluir suas compras de fim de ano, segundo a NRF.
“Seja por terem planejado suas compras ou por deixarem para a última hora, a maioria dos consumidores ainda tem compras para fazer antes de 25 de dezembro”, disse Phil Rist, vice-presidente executivo de estratégia da Prosper. “Assim como no ano passado, mais da metade dos consumidores esperam finalizar suas compras na semana anterior ao Natal.”
Quase metade dos entrevistados disse que planeja terminar as compras online; 37% irão às lojas de departamento, 27% visitarão lojas de desconto e 25% planejam ir a lojas de roupas e acessórios. Roupas e acessórios estão entre os principais presentes comprados até agora, com 50% dos consumidores fazendo uma compra nessa categoria. Brinquedos (32%) e cartões-presente (26%) completam o top três.
As previsões para o “Super Saturday” vêm após um forte fim de semana de Ação de Graças. A NRF e a Prosper estimaram que 197 milhões de pessoas fizeram compras entre a Ação de Graças e a Cyber Monday. Apesar de ser uma queda em relação aos 200,4 milhões do ano passado, o desempenho deste ano superou a previsão inicial da NRF de 183,4 milhões de consumidores nesse período de cinco dias.
As vendas no varejo de novembro e dezembro devem crescer entre 2,5% e 3,5% em comparação ao ano passado, atingindo entre US$ 979,5 bilhões e US$ 989 bilhões, de acordo com a previsão da NRF de outubro. Os consumidores relataram que devem gastar em média US$ 902 este ano; desse valor, US$ 641 serão destinados a presentes para familiares, amigos ou colegas de trabalho.
A maioria dos consumidores — 71% — também pretende fazer compras na semana após o Natal. Quase metade dos entrevistados quer aproveitar as liquidações e promoções dessa semana, enquanto 26% desejam usar cartões-presente. Cerca de 16% disseram que vão trocar ou devolver presentes ou itens de fim de ano indesejados.
A NRF e a Prosper coletaram os dados entrevistando 7.861 adultos entre 2 e 9 de dezembro.
Imagem:
Informações: Nate Delesline III para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo