Franchising
Market4U aposta em IA para acelerar expansão com qualidade

O cofundador do Market4U, Sandro Wuicik, apresentou no Summit de Expansão da ABF o case de crescimento da rede de minimercados autônomos, que hoje conta com mais de 1.200 lojas e uma equipe de 300 colaboradores.
Segundo Wuicik, a tecnologia é o principal motor da estratégia de expansão. A empresa conta com um time de 11 profissionais dedicados exclusivamente à inteligência artificial, além de especialistas de TI, e já utiliza a IA em diferentes etapas da operação e da prospecção de franqueados.
Atualmente, o Market4U recebe mais de 4.000 leads por mês. Na última edição da ABF Franchising Expo, a marca fechou 18 vendas diretas no evento. Ao todo, 2.100 leads foram atendidos pelos SDRs (Sales Development Representatives), com apoio da inteligência artificial. “A IA analisa, qualifica e direciona leads, permitindo atendimento imediato e foco estratégico da equipe”, explicou Wuicik. Apenas no último mês, a automação gerou 502 horas de economia.
Conversão e expansão
Com o uso de inteligência artificial no processo de qualificação, a taxa de conversão também foi ampliada. Os resultados incluem 10% de aumento na conversão de leads para conversas iniciadas, 217 leads qualificados transformados em contatos ativos, 12% de taxa de conversão em novos agendamentos e, desses, 25% resultaram em novos franqueados.
A tecnologia também está presente na precificação dos produtos. Segundo Wuicik, a rede recebe diariamente informações de cerca de 1 bilhão de preços a partir de uma ferramenta que analisa até seis concorrentes locais. “O franqueado define apenas a margem que deseja, e a inteligência artificial precifica com base no comportamento do mercado regional”, detalhou.
Estrutura de suporte
Apesar de a responsabilidade pela captação e negociação com condomínios ser exclusivamente dos franqueados, conforme previsto na Circular de Oferta de Franquia (COF), o Market4U mantém uma estrutura de 40 pessoas no time de relacionamento com condomínios, número quatro vezes maior que a equipe dedicada à captação de franqueados, formada por 10 profissionais. “Entendemos a importância desse suporte na construção do negócio”, afirmou Wuicik.
Encerrando sua apresentação, ele reforçou que o crescimento deve vir acompanhado de sustentabilidade operacional. “Não basta acelerar a expansão sem qualidade da operação”, destacou.
Imagens e informações: (*) Patricia Cotti – Ganhadora do Digital Transformation Awards, Sócia Diretora da Goakira, Diretora de Pesquisa do IBEVAR, Colunista Central do Varejo, Professora dos MBAs da FIA, ESPM, ESECOM, USP.