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McDonald’s criou outdoors com cheiro de batata frita

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Um cheiro delicioso pode inspirar desejos e atrair mais clientes para um restaurante, esse é o poder do marketing olfativo. O McDonald’s colocou esse poder à prova ao implantar uma série de outdoors difundindo o cheiro de suas famosas batatas fritas.

A agência holandesa, TBWA\Neboko, colaborou com a Raúl&Rigel, uma empresa de produção especializada na fabricação de outdoors incomuns, para produzir uma série de outdoors vermelhos e amarelos sem marca, com um compartimento oculto para armazenar as batatas fritas. Um sistema interno de aquecimento e ventilação intensificou o cheiro do lanche e o direcionou para quem passasse a até cinco metros do display.

“O cheiro do McDonald’s é um ativo icônico para a marca McDonald’s, tão reconhecível quanto seus produtos, arcos dourados ou o jingle”, disse o diretor de criação da TBWA\Neboko, Darre van Dijk. “Isso nos fez pensar: podemos fazer um outdoor onde o cheiro do McDonald’s seja o anúncio? Então, queríamos testar se um outdoor vermelho ou amarelo com nada além do cheiro icônico para fazer as pessoas pensarem no McDonald’s.”

Um experimento realizado no local capturou milhares de pessoas passando na frente do outdoor e reagindo ao cheiro. Quando entrevistados depois, a maioria reconheceu que era das batatas fritas do McDonald’s.

Um comercial intitulado “Smells like McDonald’s” compartilhado no YouTube, mostrou que as pessoas podiam olhar para o lado, mas não podiam deixar de sentir o cheiro:

“Mal podemos esperar para desenvolver novas iniciativas e experimentos em torno do cheiro único do McDonald’s”, disse van Dijk.

Todos os outdoors foram colocados a até 200 metros de uma loja para que qualquer desejo que o display inspirasse pudesse ser facilmente satisfeito.

“O olfato provou ser mais eficaz para despertar memórias claras e emocionais do que imagens”, disse Stijn Mentrop-Huliselan, diretor de marketing da marca na Holanda, em comunicado. “Com a inclusão desse próximo sentido em nossa publicidade, encontramos uma nova maneira de lembrar as pessoas dos bons momentos no McDonald’s.”

 

Leia também: Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

 

Imagem: TBWA\Neboko
Informações: Samantha Nelson para Adweek 
Tradução por Central do Varejo

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