Economia
Mercado de inteligência artificial no varejo deve alcançar US$ 164 bilhões até 2030
A inteligência artificial (IA) tem sido destaque nas notícias há anos. Seja pela alta nas ações da Nvidia, pela proliferação de modelos de linguagem como o ChatGPT em quase todos os setores de negócios, ou pelo simples fascínio de brincar com geradores de imagens como o Midjourney ou de música como o Suno, está claro que a IA não vai desaparecer tão cedo.
Isso é especialmente verdadeiro em relação à integração da IA no mercado de varejo. De acordo com um relatório recente da MarketsandMarkets, divulgado pelo GlobeNewswire, o mercado de IA no varejo está prestes a se expandir rapidamente nos próximos anos.
Mercado de inteligência artificial no varejo: ele realmente pode valer US$ 164 bilhões até 2030?
Segundo o relatório da MarketsandMarkets, o mercado de IA no varejo deve atingir impressionantes US$ 164,74 bilhões até 2030. Impulsionado por uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 32%, um número notável por qualquer padrão, o mercado que hoje é avaliado em cerca de US$ 31,12 bilhões continuará a crescer significativamente em tamanho e abrangência.
O relatório destacou áreas-chave em que as melhorias impulsionadas pela IA beneficiarão o setor de varejo, incluindo:
- Expansão de oportunidades no varejo omnichannel;
- Aperfeiçoamento das capacidades organizacionais de inventário e cadeia de suprimentos;
- Melhoria nos mecanismos de cibersegurança no varejo;
- Adoção de ferramentas de atendimento ao cliente baseadas em IA para oferecer conselhos ou recomendações personalizados.
Além disso, o MarketsandMarkets apontou que a América do Norte é o principal player neste mercado emergente.
“A América do Norte domina devido à alta adoção dessas plataformas nos Estados Unidos e no Canadá. A região conta com grandes empresas tecnológicas, instalações de pesquisa e startups que desenvolvem ativamente tecnologias de IA. O mercado de IA no varejo entre as empresas norte-americanas está experimentando um crescimento significativo devido ao aumento da conscientização sobre IA e à necessidade de melhorar as experiências do cliente e a produtividade operacional”, afirmou a plataforma de pesquisa de inteligência de mercado.
Inteligência artificial não é uma solução milagrosa, mas é uma realidade no setor de varejo
A realidade do setor de varejo de hoje — e do futuro — é que a IA veio para ficar, como destacou Amanda Spencer, líder de marketing da SAP, em artigo na Forbes. Spencer indicou que, segundo um relatório da Analytics Insight, 80% dos executivos do varejo acreditam que suas empresas estarão utilizando ferramentas de IA (em especial, automação inteligente) até 2025.
Além disso, Spencer mencionou uma análise da Statista que mostra que varejistas que adotam ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina têm desempenho superior em comparação aos que optam por não utilizá-las.
Spencer sugeriu seis principais categorias em que a integração de IA será quase indispensável para qualquer grande varejista: gerenciamento de inventário, previsão de demanda, planejamento de rotas, otimização de preços, planejamento de sortimento e personalização.
“Todos sabemos que a nova fronteira para o sucesso no varejo é a personalização, mas enfrentamos consumidores digitalmente experientes, com preferências em constante mudança, que esperam experiências de compra personalizadas, instantâneas e sem esforço. A IA é a ferramenta definitiva para atender a essas expectativas, com sua capacidade de entender intuitivamente os desejos do cliente e criar serviços personalizados”, escreveu Spencer.
“Ao usar inteligência artificial para refinar suas operações e modelos de engajamento, os varejistas podem se posicionar para prosperar em um ambiente de comércio centrado no digital”, concluiu.
Imagem: Envato
Informações: Nicholas Morine para Retail Wire
Tradução livre: Central do Varejo