E-commerce
Mercado Livre lança unidade de negócios para compras B2B

O Mercado Livre anunciou o lançamento do Mercado Livre Negócios, nova unidade voltada para o mercado B2B (Business to Business). A iniciativa tem como objetivo facilitar e profissionalizar as transações comerciais entre empresas, incluindo compras por atacado e diferentes modelos de fornecimento entre negócios. A plataforma atende desde pequenos empreendedores até grandes companhias e órgãos governamentais, oferecendo condições exclusivas para compras com CNPJ, mesmo em pedidos de apenas uma unidade.
Segundo a companhia, a solução foi desenvolvida para atender uma demanda crescente de vendedores que buscam formas mais eficientes de atender clientes corporativos, e de empresas que desejam simplificar seus processos de aquisição. Esse segmento é considerado estratégico por apresentar ticket médio mais alto, compras recorrentes, volumes maiores e menores índices de devolução.
Dados da Statista apontam que o comércio eletrônico B2B movimenta atualmente quatro vezes mais que o e-commerce B2C no mundo, com projeções de alcançar cinco vezes esse volume até 2026.
“O Mercado Livre Negócios nasce para facilitar uma nova parcela de empreendedores no Brasil. Estamos ocupando um espaço estratégico com uma oferta que traz mais conveniência para empresas que compram no atacado, aproveitando toda a força do nosso ecossistema. Hoje, o Mercado Livre Negócios já atende desde pequenos empreendedores até grandes empresas que buscam mais eficiência em suas compras. Estamos respondendo a essa demanda com uma solução segura, simples e eficiente, que permite às empresas comprarem melhor e com descontos de até 50%”, afirmou Roberta Donato, vice-presidente de Marketplace no Mercado Livre.
Estrutura e funcionalidades
Desde o início dos testes em outubro de 2024, a unidade já reúne mais de 4 milhões de usuários habilitados na América Latina. No Brasil, são mais de 1,3 milhão de produtos disponíveis com preços exclusivos para negócios. Entre as categorias mais procuradas estão itens de escritório, tecnologia, alimentação, limpeza, mobiliário e peças automotivas.
As empresas podem acessar o serviço ativando um perfil corporativo com CNPJ válido ou migrando uma conta de pessoa física para corporativa. Entre os benefícios oferecidos estão preços de atacado mesmo em compras de menor volume, custos de envio diferenciados, precificação inteligente com cálculo automático de tributos, gestão simplificada de compras, emissão garantida de notas fiscais, acesso a vendedores qualificados, entregas ágeis (74% dos pedidos chegam em até 48 horas), além de pagamentos confiáveis, parcelamento e financiamento via Mercado Pago.
O Mercado Livre Negócios também está disponível em outros países da região, como Argentina, México e Chile.
Imagem: Divulgação