Connect with us

Economia

MPEs reduzem 58% do endividamento, e aumentam 7% do faturamento

Empresas do Projeto Impulsiona, tiveram ainda incremento de 18% no faturamento e diminuíram o endividamento com gestão financeira

Published

on

Porquinho de dinheiro branco com pilhas de moeda na frente em cima de mesa.

Micro e pequenas empresas (MPEs) que implementam processos relacionados à gestão financeira em seu dia a dia veem melhoras significativas nos resultados de faturamento e endividamento, é o que revela os relatórios do Impulsiona, projeto criado pela Serasa Experian em parceria com o Sebrae.

Com o objetivo de apoiar as micro e pequenas empresas (MPEs) na melhoria de sua gestão financeira – diminuindo consequentemente sua mortalidade -, o Projeto Impulsiona é uma consultoria que, ao longo dessa primeira metade do programa, atendeu a 114 empresas, traçando diagnósticos e consultorias tanto na questão financeira quanto em áreas como vendas, gestão e RH. Todo esse acompanhamento e conteúdo já apresenta resultados financeiros e aparece nos índices de competitividade da metodologia de Modelo de Excelência de Gestão (MEG).

Em termos financeiros, o grau de endividamento das MPEs participantes caiu para 58%. Já a margem líquida, principal indicador sobre a situação financeira das organizações, também apresentou melhorias; saindo de -2% – ou seja, sem a geração de lucros – para +16%, um crescimento de 18%. Por fim, o faturamento médio cresceu 7%.

O índice de competitividade, medido por meio metodologia MEG, também apresentou uma evolução expressiva. Na primeira medição, no início do programa, marcava 3,78, e agora obteve um avanço de 75%, atingindo a marca de 6,61 pontos. O indicador acompanha o desempenho competitivo das micro e pequenas empresas em nove dimensões: Liderança; Estratégia e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; Controle e Resultados; e Desempenho no Período.

O número é obtido por meio das somas dos pontos obtidos em cada uma delas. Os empreendedores tiveram aumento ainda em 8 das 9 categorias, com destaque para Estratégias e Planos, que teve um aumento de 181,6% (nota 2,4 vs. 6,7), Resultados, com crescimento de 136,4% (nota 2,1 vs. 4,9), e, por fim, Processos, com aumento de 99,11% (nota 3,2 vs. 6,5).

De acordo com o gerente de Sustentabilidade & ESG da Serasa Experian, Paulo Gustavo Gomes, “nosso objetivo é apoiar os empreendedores e seus negócios a prosperarem. Os resultados vêm mostrando que estamos conseguindo atingir essa meta. Impulsionar o empreendedorismo é impulsionar toda uma sociedade fomentando, principalmente, a economia local e a geração de empregos. Ao dar suporte para esses negócios, vimos eles crescerem, implementarem melhorias, criarem planos de expansão e adotarem patamares mais elevados de competitividade”.

“O Projeto Impulsiona, em parceria com a Serasa Experian e o Sebrae, tem trazido ótimos resultados para os empreendedores de Osasco e região. Nos primeiros 6 meses, registramos um crescimento médio de 52% nos indicadores de qualidade MEG. Destacamos a redução de 58% no endividamento, o aumento de 7% no faturamento médio e o acréscimo de 18% na margem líquida. Estamos orgulhosos de contribuir para a competitividade e crescimento sustentável dessas micro e pequenas empresas”, complementa Aline Borges, gestora do projeto pelo Sebrae-SP.

Imagem: Envato