Connect with us

Comportamento

Dia da mulher: mulheres ainda buscam autonomia profissional por meio do empreendedorismo

Fontes alternativas de renda e mais tempo com a família também estão entre as motivações das empreendedoras do varejo online

Published

on

marketing no varejo

Hoje, no dia da mulher, a Nuvemshop divulgou resultado de uma pesquisa que revela que mais da metade das pequenas e médias empresas do varejo online são administradas por mulheres e 57% delas começaram a empreender graças ao desejo de ter maior autonomia profissional. Outras 40% desejaram criar fontes alternativas de renda; e 22% ter mais tempo livre com as pessoas amadas.

“As PMEs são essenciais para a economia brasileira e mais da metade delas é liderada por mulheres. A representatividade feminina no empreendedorismo online, bem como os resultados alcançados, demonstram a importância de reduzirmos as barreiras e construirmos as pontes necessárias para os negócios femininos crescerem ainda mais em 2024. Por isso, investimos continuamente em soluções tecnológicas robustas e acessíveis, além de conteúdo educacional para fortalecer os empreendedores e empreendedoras no Brasil”, afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de sucesso do cliente na Nuvemshop.

A pesquisa ainda revela as melhorias conquistadas pelas mulheres por meio do empreendedorismo: 47,5% delas se sentem desafiadas e satisfeitas com a carreira; 27% têm mais tempo para atividades pessoais; e 25,5% conseguem maior renda mensal com o varejo online. 

Perfil das mulheres empreendedoras online

O estudo NuvemCommerce também traça o perfil das empreendedoras online e aponta que a faixa etária varia bastante entre mulheres jovens e adultas: 17% das respondentes têm entre 35 e 39 anos; 16% entre 25 e 29 anos; 15% entre 30 e 34 anos; e 15% entre 18 e 24 anos.

Em relação à escolaridade, 39% das lojistas que possuem loja virtual têm o Ensino Superior completo; 27% Ensino Médio completo; e cerca de 15% são pós-graduadas, seja lato sensu ou stricto sensu. 

Os segmentos que lideram os negócios femininos são: Moda e Vestuário (35%); Artesanato (12,5%); Acessórios (10%); e Saúde e Beleza (9,5%). Já sobre a região em que residem, aproximadamente 59% das entrevistadas estão localizadas na região Sudeste do país; 17% na região Sul; 14% no Nordeste; 8% estão no Centro-Oeste; e 2% no Norte.

Imagem: Envato