• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Multas de €194 milhões aplicadas à Amazon e Apple na Espanha
Advertisement

Economia Operação

PEC da jornada de trabalho 4x3 preocupa setor varejista de shoppings, afirma ABLOS

Economia

Projeção da inflação desacelera pela 5ª semana consecutiva

Economia

Consumo com vale-alimentação e vale-refeição cresce em abril

Economia

Alckmin prevê R$ 16 bi em movimentação no varejo

Economia

Vendas no varejo crescem em abril, aponta índice da Stone

Economia

Gastos na Páscoa de 2025 crescem 10%, diz pesquisa da Elo

Economia

EUA e China suspendem tarifas e iniciam trégua comercial de 90 dias

Economia

Varejo registra queda em abril, mas mantém crescimento anual

Economia

Projeção da inflação cai pela quarta semana seguida

Economia

Multas de €194 milhões aplicadas à Amazon e Apple na Espanha

Penalidade foi dada às empresas por restringirem a concorrência a partir de documento de 2018 com cláusulas anticompetitivas

Publicado

2 anos atrás

on

18 de julho, 2023

Por

Redação

A Amazon e a Apple foram multadas em um total de € 194 milhões pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) da Espanha. O órgão regulador emitiu um comunicado nesta terça-feira informando que as empresas foram penalizadas por conceder vantagens aos produtos da Apple no site da Amazon. Em 2018, as duas empresas assinaram um contrato que autorizava a Amazon a revender produtos da Apple, mas cláusulas anticompetitivas foram incluídas, beneficiando a Apple em relação aos concorrentes e dificultando o acesso de outros revendedores à plataforma da Amazon. O contrato estabelecia que apenas distribuidores designados pela Apple teriam permissão para vender produtos da marca no marketplace.

A multa imposta pela CNMC reflete a violação das regras de concorrência e o uso de práticas anticompetitivas pelas duas gigantes tecnológicas. As cláusulas do contrato firmado entre a Amazon e a Apple favoreciam a Apple e restringiam a entrada de outros vendedores no mercado, criando uma situação desfavorável para a concorrência. Essas práticas prejudicavam o acesso equitativo dos consumidores a uma variedade de opções de compra e limitavam a livre concorrência entre os revendedores.

A decisão da CNMC destaca a importância de promover um ambiente de negócios justo e competitivo. Ao impor uma multa significativa às duas empresas, a comissão busca enviar uma mensagem clara de que práticas anticompetitivas não serão toleradas. Além da multa financeira, a Amazon e a Apple também foram instruídas a cessar imediatamente as cláusulas anticompetitivas e garantir que a concorrência seja preservada no mercado online.

Essa penalidade aplicada na Espanha segue uma tendência global de maior escrutínio e regulamentação das grandes empresas de tecnologia. Governos e órgãos reguladores em todo o mundo estão buscando garantir que as práticas comerciais das gigantes da tecnologia não limitem a concorrência e não prejudiquem os consumidores. A decisão da CNMC serve como um lembrete de que as empresas devem operar em conformidade com as leis antitruste e garantir uma concorrência justa e aberta para todos os participantes do mercado.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Ações da Marisa sobem após plano de otimização operacional

Não perca

Marketplaces podem perder isenção fiscal devido a violações das regras

Continue Reading

Você pode gostar

  • Roblox Roblox

    Plataforma de jogos Roblox investe de vez no “comércio do mundo real”

  • FBV FBV

    A maior feira de varejo do Brasil (FBV)

  • Bath & Body Works Bath & Body Works

    Bath & Body Works nomeia veterano da Nike como CEO

  • tipos de consumidores; ia tipos de consumidores; ia

    1 em cada 3 australianos já utiliza IA para compras

  • Trela Trela

    Trela amplia portfólio com quase mil novos itens e expande atuação para além da alimentação saudável

  • varejo online; o2o online to offline; o que vender pela internet varejo online; o2o online to offline; o que vender pela internet

    O que vender pela internet? Descubra segmentos mais buscados

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Roblox
Inovação4 horas atrás

Plataforma de jogos Roblox investe de vez no “comércio do mundo real”

FBV
Colunistas4 horas atrás

A maior feira de varejo do Brasil (FBV)

Bath & Body Works
Operação5 horas atrás

Bath & Body Works nomeia veterano da Nike como CEO

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação