Web Summit Rio 2024
Música e tecnologia: uma jornada de criatividade impulsionada pela IA
No palco do Web Summit Rio, Eddie Hsu, co-fundador e COO da Music.AI, compartilhou seu conhecimento sobre como a inteligência artificial está transformando a indústria da música, capacitando criadores e impulsionando a inovação.
Hsu começou a palestra, intitulada “Empowering creativity in music and audio with AI”, abordando uma das principais perguntas feitas pelas empresas durante o evento: como podem alavancar a IA hoje? Ele contou que, embora algumas dessas perguntas possam surgir de um lugar de medo ou preocupação em ser disruptivo, muitos reconhecem o impacto positivo que a IA está gerando. “Estamos em uma missão para capacitar o potencial criativo”, declarou Hsu, explicando como a Music.AI utiliza modelos de IA de última geração para impulsionar a criatividade em diversas indústrias, incluindo música, cinema e televisão.
A história de origem da Music.AI também foi compartilhada, ressaltando como o co-fundador, Geraldo, combinou sua paixão pela música com sua experiência em tecnologia para criar a plataforma. “Ele sempre quis unir sua paixão pela música e tecnologia”, explicou Hsu, revelando como Geraldo encontrou uma oportunidade ao descobrir um modelo de IA de código aberto que permitia isolar faixas individuais em uma música. Essa descoberta inspirou a criação do Moises, aplicativo carro-chefe da Music.AI, que processa coletivamente mais de dois milhões de minutos de música por dia.
Ao longo da palestra, Hsu compartilhou exemplos concretos de como artistas renomados, como Cassy, utilizaram o Moises para reimaginar suas músicas e homenagear entes queridos. Ele também falou sobre como a Music.AI está constantemente evoluindo, trazendo recursos como reconhecimento de acordes e integração com dispositivos móveis para tornar a experiência do usuário ainda mais rica e intuitiva.
“Na Music.AI, acreditamos em capacitar os usuários para que possam dominar sua arte”, enfatizou Hsu. Ele encerrou a palestra incentivando os participantes a explorarem o potencial da IA não apenas na música, mas em todas as áreas criativas, destacando o papel da tecnologia na criação de soluções que melhorem a vida das pessoas.
Com uma plateia inspirada e entusiasmada, a palestra de Eddie Hsu deixou claro que a IA está abrindo novos horizontes na indústria da música, capacitando artistas e impulsionando a inovação de maneiras sem precedentes.
Fabiana Hamada para Central do Varejo – Acompanhe a autora no LinkedIn
Imagem: Fabiana Hamada
Missão da Goakira Omnibiz realizada em parceria com o Ibevar e a FIA LABFIN-PROVAR