• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu
Advertisement

Colunistas

Transferência de estabelecimento: quais cuidados tomar?

Colunistas

TikTok Shop: será que é pra mim?

Colunistas Inovação

A onda da IA que está revolucionando o varejo (de quem entendeu como surfar)

Colunistas Operação

As ondas da transformação digital: depois do B2C e D2C, o B2B entra no jogo

InsightZ

InsightZ #33- Nostalgia digital

Colunistas

Bem-estar e produtividade caminham juntos — e as empresas precisam entender isso

Colunistas Franchising

Dicas práticas para escolher o melhor perfil de candidato para minha franquia

Colunistas

Por que a performance da loja virtual se torna cada dia mais importante?

Colunistas

Não há inovação em educação. Será mesmo?

Colunistas

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu

Não se adequar à LGPD pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar a realização de negócios

Publicado

2 anos atrás

on

25 de abril, 2023

Por

Heloísa Ribeiro

E não, não é papo de advogado nem só pelo fato de significar descumprir a lei (o que já é muito importante). Recentemente a IAPP (International Association of Privacy Professionals), referência mundial no assunto de privacidade e proteção de dados, divulgou o resultado de uma pesquisa (o Privacy and Consumer Trust Report) na qual, dentre outras informações, está a percepção de consumidores quando seus dados não são usados como deveriam e a LGPD não é respeitada.

De acordo com a IAPP, foram apontados 3 principais motivos que fazem o consumidor perder a confiança na empresa e, consequentemente, a sua fidelidade aos serviços e produtos:

  • Oferta de produtos e serviços por empresas do grupo através do compartilhamento de dados sem o prévio conhecimento
  • Solicitação de dados sem explicar o motivo
  • Não personalizar a experiência mesmo já possuindo os dados para isso.

Uma empresa com um programa de LGPD implantado e em prática jamais cometeria esses erros, consequentemente, jamais perderia um cliente em razão do uso inadequado dos seus dados!!

O fato é que não se adequar à LGPD é sim descumprir uma lei, pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar negócios, mas sendo realista, essa não é a principal preocupação do pequeno e médio empresário, que por entender que a penalidade está muito distante, acaba deixando essa adequação em segundo plano.

Essa pesquisa, no entanto, mostra que essa conduta pode trazer outros prejuízos que passam bem longe das penalidades impostas pela Lei. O que isso quer dizer? Que não é preciso esperar a dor para se adequar à LGPD e que o empresário pode escolher fazê-lo pelo amor: amor ao negócio e aos clientes conquistados com tanto esforço. Adotar as práticas impostas pela LGPD e consequentemente tratar o cliente de acordo com o que ele espera da Marca, produtos ou serviços, o tornará ainda mais fiel e de quebra, garante que sua empresa atua dentro da legalidade.

Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 



Imagem: Freepik

 

Relacionados:
Próximo

Inovação em Treinamento – Caminho para Diferenciação no Varejo

Não perca

Por que a judicialização do Franchising causa tantos danos?

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
sucesso no varejo; teto simples nacional
Comportamento17 horas atrás

Por que você deve fazer uma pesquisa de comportamento no seu negócio?

Decolar
Operação22 horas atrás

Decolar adota Click to Pay da Visa em seu checkout

Transferência
Colunistas24 horas atrás

Transferência de estabelecimento: quais cuidados tomar?

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Corpo de mulher com vestido longo branco florido esvoaçante, na praia, ao sol
Design2 anos atrás

Tendências de moda para o verão de 2024 e 2025

marchon
Vídeos4 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação