• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu
Advertisement

Colunistas

Mapa da Construção de Experiências do Cliente Ins-piradoramente Diferentes do Usual

Colunistas E-commerce Operação

A otimização da IA no last mile: cada segundo conta

Colunistas Design Marketing

Sol de Janeiro leva o verão brasileiro até Dubai

Colunistas E-commerce

Lojas online que migram para a loja física: não são apenas as vendas que importam

Colunistas Design

Joyconomy: quando a alegria vira estratégia (e lucro) no varejo

Colunistas Franchising

Microfranquias estão se tornando o motor do franchising no Brasil

Colunistas Franchising

Cultura de gestão financeira transforma franquias em redes de alta performance

Colunistas

Avaliação judicial do aluguel em Shopping Center

Colunistas Operação

Reta final do ano!

Colunistas

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu

Não se adequar à LGPD pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar a realização de negócios

Publicado

3 anos atrás

on

25 de abril, 2023

Por

Heloísa Ribeiro

E não, não é papo de advogado nem só pelo fato de significar descumprir a lei (o que já é muito importante). Recentemente a IAPP (International Association of Privacy Professionals), referência mundial no assunto de privacidade e proteção de dados, divulgou o resultado de uma pesquisa (o Privacy and Consumer Trust Report) na qual, dentre outras informações, está a percepção de consumidores quando seus dados não são usados como deveriam e a LGPD não é respeitada.

De acordo com a IAPP, foram apontados 3 principais motivos que fazem o consumidor perder a confiança na empresa e, consequentemente, a sua fidelidade aos serviços e produtos:

  • Oferta de produtos e serviços por empresas do grupo através do compartilhamento de dados sem o prévio conhecimento
  • Solicitação de dados sem explicar o motivo
  • Não personalizar a experiência mesmo já possuindo os dados para isso.

Uma empresa com um programa de LGPD implantado e em prática jamais cometeria esses erros, consequentemente, jamais perderia um cliente em razão do uso inadequado dos seus dados!!

O fato é que não se adequar à LGPD é sim descumprir uma lei, pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar negócios, mas sendo realista, essa não é a principal preocupação do pequeno e médio empresário, que por entender que a penalidade está muito distante, acaba deixando essa adequação em segundo plano.

Essa pesquisa, no entanto, mostra que essa conduta pode trazer outros prejuízos que passam bem longe das penalidades impostas pela Lei. O que isso quer dizer? Que não é preciso esperar a dor para se adequar à LGPD e que o empresário pode escolher fazê-lo pelo amor: amor ao negócio e aos clientes conquistados com tanto esforço. Adotar as práticas impostas pela LGPD e consequentemente tratar o cliente de acordo com o que ele espera da Marca, produtos ou serviços, o tornará ainda mais fiel e de quebra, garante que sua empresa atua dentro da legalidade.

Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 



Imagem: Freepik

 

Relacionados:
Próximo

Inovação em Treinamento – Caminho para Diferenciação no Varejo

Não perca

Por que a judicialização do Franchising causa tantos danos?

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
brinquedos
E-commerce18 horas atrás

E-commerce de brinquedos cresce no Brasil impulsionado por consumidores adultos e sazonalidade digital

Ilustração digital com conceito de rede e dados; transformação digital; CDP
Operação20 horas atrás

Como lojistas podem transformar dados em lucro real

Inovação1 dia atrás

Usaflex lança novo posicionamento de marca

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.