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Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu
Não se adequar à LGPD pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar a realização de negócios
E não, não é papo de advogado nem só pelo fato de significar descumprir a lei (o que já é muito importante). Recentemente a IAPP (International Association of Privacy Professionals), referência mundial no assunto de privacidade e proteção de dados, divulgou o resultado de uma pesquisa (o Privacy and Consumer Trust Report) na qual, dentre outras informações, está a percepção de consumidores quando seus dados não são usados como deveriam e a LGPD não é respeitada.
De acordo com a IAPP, foram apontados 3 principais motivos que fazem o consumidor perder a confiança na empresa e, consequentemente, a sua fidelidade aos serviços e produtos:
- Oferta de produtos e serviços por empresas do grupo através do compartilhamento de dados sem o prévio conhecimento
- Solicitação de dados sem explicar o motivo
- Não personalizar a experiência mesmo já possuindo os dados para isso.
Uma empresa com um programa de LGPD implantado e em prática jamais cometeria esses erros, consequentemente, jamais perderia um cliente em razão do uso inadequado dos seus dados!!
O fato é que não se adequar à LGPD é sim descumprir uma lei, pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar negócios, mas sendo realista, essa não é a principal preocupação do pequeno e médio empresário, que por entender que a penalidade está muito distante, acaba deixando essa adequação em segundo plano.
Essa pesquisa, no entanto, mostra que essa conduta pode trazer outros prejuízos que passam bem longe das penalidades impostas pela Lei. O que isso quer dizer? Que não é preciso esperar a dor para se adequar à LGPD e que o empresário pode escolher fazê-lo pelo amor: amor ao negócio e aos clientes conquistados com tanto esforço. Adotar as práticas impostas pela LGPD e consequentemente tratar o cliente de acordo com o que ele espera da Marca, produtos ou serviços, o tornará ainda mais fiel e de quebra, garante que sua empresa atua dentro da legalidade.
Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
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