Connect with us

Marketing

NBA movimenta varejo com aumento no interesse por basquete no Brasil

Vendas de produtos com a marca da liga americana cresceram 147%, diz pesquisa

Published

on

Tabela e cesta de basquete; NBA movimenta varejo brasileiro

O interesse dos brasileiros pela NBA, a liga americana de basquete, atingiu níveis recordes na temporada 2022/23 e deve aumentar com a nova edição, que teve início no final de outubro. De acordo com a Circana, uma empresa global de datatech para análise do comportamento de consumo, o impacto dessa paixão está sendo sentido no varejo nacional, refletindo um fenômeno que se repete anualmente. 

Entre outubro de 2022 e setembro de 2023, a licença da NBA experimentou um aumento notável de 147%, impulsionado especialmente pelos lançamentos de brinquedos com a marca da liga, como jogos pré-escolares, quebra-cabeças infantis e adultos, e jogos estratégicos para a família.

No cenário norte-americano, as figurinhas da NBA protagonizaram um crescimento notável de 41% em 2022, alcançando a impressionante marca de US$ 56 milhões em vendas incrementais em comparação ao ano anterior. Este crescimento colocou a NBA como a segunda licença com maior expansão, ficando atrás apenas das figurinhas da NFL (liga de futebol americano). Surpreendentemente, em 2023, todas as licenças de figurinhas experimentaram uma queda, mas a NBA continuou sua ascensão em outras categorias, com destaques para os lançamentos de jogos de tabuleiro e ação para a família.

Segundo a Segmenta, empresa parceira da Circana, o basquete registrou o maior crescimento entre os esportes no Brasil até setembro de 2023, com um aumento notável de 36%, superando a média total de esportes. Calçados e vestuário foram as categorias que impulsionaram esse crescimento sólido da modalidade no país.

Os dados da Segmenta também revelaram que os uniformes de basquete são agora o quarto maior tipo de produto da modalidade no Brasil, com as vendas sendo impulsionadas pelos uniformes da NBA, que experimentaram um crescimento notável de 52%. Na América Latina, a modalidade como um todo registrou um aumento de 13% em unidades, sendo impulsionado por um crescimento de 33% nas vendas de calçados.

Tabela e cesta de basquete; NBA movimenta varejo brasileiro

Imagem: Divulgação