Connect with us

E-commerce

Neotrust divulga pesquisa inédita sobre ecommerce no VTEX DAY

O ecommerce cresceu 50% dos níveis pré-pandemia; a principal forma de pagamento é o pix, e a região com maior ticket é o Nordeste

Published

on

Entrada do VTEX DAY, como logo do evento

Durante o segundo dia do VTEX DAY, a Neotrust divulgou os resultados da pesquisa exclusiva Panorama do Ecommerce no Brasil. De acordo com os resultados, o ecommerce no Brasil cresceu 50% em faturamento em comparação aos níveis pré-pandemia. De acordo com a análise, o pix já representa mais de 25% das formas de pagamento em compras via internet. Além disso, o Nordeste do País possui o maior ticket médio em compras.

Junto com a revelação desses pontos de dados exclusivos pela Neotrust no São Paulo Expo no dia 12 de abril, o VTEX DAY, classificado entre os maiores eventos de comércio digital do mundo, atraiu 20 mil participantes por dia, incluindo palestrantes como a astronauta brasileira Laysa Peixoto; Neil Patel, uma das principais referências globais em marketing digital; Uri Levine, cofundador do Waze; e Zack Kass, futurista de inteligência artificial.

Pix

Atualmente, 25% das compras são pagas com pix. O estudo revela que, em 2022, quando o pix foi implementado no Brasil, ele respondia por apenas 4,7% dos pagamentos do comércio digital, ante 16,5% dos pagamentos por boleto bancário, que hoje são a preferência de somente 7,8% dos consumidores.

Segundo o levantamento, isso se deve pela confiança do consumidor no pix e pela facilidade que a ferramenta oferece. Além disso, o estudo apontou que os consumidores optam pelo pix devido aos descontos atrativos oferecidos pelos lojistas. “Isso tem feito, inclusive, que o volume de compras parceladas diminua”, afirma Luis Otávio Cambraia, líder de Sales da Neotrust. 

Os dados mostram que as vendas à vista responderam por 64,89% das vendas no comércio digital nos três primeiros meses deste ano.

Nordeste

Segundo o estudo, o Nordeste registrou ticket médio de R$ 338,60 no período, representando 16,4% do faturamento total das vendas do comércio digital, ante R$ 306,20 de ticket médio e 15,9% de market share da região Sul. 

O Sudeste lidera o mercado em participação (58%), mas não em valor do ticket médio (R$ 213,70). O Norte é o último da lista market share (2,5%), mas possui a mais alta média de gasto por compra (R$ 368,70).

Frete grátis

Os varejistas têm oferecido cada vez menos frete grátis desde 2021. De acordo com a Neotrust, a participação das vendas com frete grátis responderam por mais de 60% em 2022, iniciaram 2023 com 58,7% das vendas e chegaram a 54,2% em janeiro de 2024.

Os itens de telefonia (72,5%), perfumaria (71,1%), pet shop (66,6%) e farmácia e saúde (65,9%) são os que mais oferecem frete grátis.

Mulheres no ecommerce

As mulheres são as principais consumidoras do comércio digital. Segundo o estudo, em março de 2024, elas responderam por 61,3% das vendas do e-commerce no Brasil, 1,2 p.p. a mais do que no mesmo mês do ano passado. 

Com exceção de Telefonia (49,2%), Casa e construção (43,9%), Eletrônicos (42,4%) e Informática (39%), a participação das consumidoras no faturamento é maior do que a dos homens em todas as demais categorias avaliadas: Beleza e perfumaria (74,7%), Moda e acessórios (72%), Pet shop (85,4%), Móveis (61,9%), Eletroportáteis (65,8%), Saúde (58,4%), Eletrodomésticos (52,7%) e Alimentos e Bebidas (50,1%).

Imagem: Milena Félix