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Operação

Nike vai demitir mais de 1,6 mil funcionários

Na sequência do plano de redução de custos anunciado em dezembro, a empresa confirmou que planeja cortar cerca de 2% da sua força de trabalho

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Fachada de prédio da Nike, com logo da empresa na porta

Depois de anunciar um plano de redução de custos em dezembro, a Nike está demitindo cerca de 2% de sua força de trabalho total, confirmou a empresa ao Retail Dive. Isso equivale a mais de 1.600 pessoas, com base nos 83.700 funcionários que a Nike informou no seu último relatório anual.

“A Nike está sempre no seu melhor quando está no ataque. As ações que estamos a tomar colocam-nos na posição de dimensionar corretamente a nossa organização para perseguir as nossas maiores oportunidades de crescimento, uma vez que o interesse no desporto, na saúde e no bem-estar nunca foi tão forte”, afirmou a Nike num comunicado. “Embora essas mudanças afetem aproximadamente 2% de nossa força de trabalho total, estamos gratos pelas contribuições feitas por todos os colegas de equipe da Nike.”

Um porta-voz da empresa não respondeu a perguntas sobre se as demissões estavam vinculadas ao plano de redução de custos, que fazia referência aos esforços para simplificar a organização. O plano de redução de custos inclui mais de US$ 400 milhões em encargos, que foram principalmente reservados para custos de indenização.

A Nike anunciou a iniciativa de redução de custos depois de reportar que as receitas do segundo trimestre cresceram apenas 0,5% ano após ano. A gigante do vestuário esportivo projeta que as receitas do terceiro trimestre devem cair ligeiramente ano após ano e que a receita anual crescerá apenas 1%. O plano visa gerar até 2 mil milhões de dólares em poupanças ao longo dos próximos três anos, a maior parte dos quais será então reinvestida para impulsionar o crescimento, a inovação e a rentabilidade. Além de agilizar os esforços, a Nike simplificará seu portfólio de produtos e aumentará o uso da automação.

De acordo com um memorando sobre as demissões citado por diversas organizações de notícias, o CEO John Donahoe disse aos funcionários que a empresa planeja investir em áreas de crescimento como corrida, moda feminina e a marca Jordan. Com base nessa comunicação, as demissões não afetarão os trabalhadores das lojas ou dos centros de distribuição e ocorrerão em duas fases, sendo que a primeira começa na sexta-feira.

Quando o plano de redução de custos foi anunciado pela primeira vez, a Nike referiu os seus esforços para mudar para um modelo mais centrado no DTC, o que exigiu investimentos profundos.

“Desde o ano fiscal de 19, nossos investimentos na aceleração da visão direta do consumidor da Nike criaram novas capacidades operacionais, acrescentaram dezenas de milhões de novos membros à nossa base de membros e proporcionaram um retorno de mais de US$ 12 bilhões em receitas incrementais”, disse Matt Friend, diretor financeiro. disse em uma ligação com analistas na época. “No entanto, também adicionamos complexidade e ineficiência. Neste ambiente competitivo, precisamos de acelerar o nosso ritmo de inovação, elevar as nossas experiências de mercado, maximizar o impacto da nossa narrativa e aumentar a nossa velocidade e capacidade de resposta.”

Por: Cara Salpini para Retail Dive