Connect with us

Economia

Nos EUA, Best Buy sofre com queda nas vendas

Loja de departamento americana tem pior resultado desde 2019, antes da pandemia

Published

on

Fachada de loja da Best Buy nos EUA

Com a demanda por eletrônicos nos Estados Unidos permanecendo em baixa, a Best Buy informou que sua receita caiu 7,8% no terceiro trimestre, indo para US$ 9,8 bilhões, de acordo com um comunicado da empresa. As vendas comparáveis caíram quase 7%. 

O lucro líquido da empresa também foi afetado, embora em menor escala, com a queda de 3% no lucro operacional durante o trimestre e uma redução de 5% no lucro líquido. Com base na incerta demanda do consumidor, que a CEO Corie Barry afirmou em um comunicado ter sido difícil de prever este ano, a Best Buy reduziu suas orientações anuais. 

Agora, espera-se que a receita para o ano fique entre US$ 43,1 bilhões e US$ 43,7 bilhões, em comparação com a orientação anterior de até US$ 44,5 bilhões. As vendas comparáveis agora são esperadas para cair entre 6% e 7,5%, em oposição a entre 4,5% e 6%.

A Best Buy continua a enfrentar desafios com a demanda do consumidor irregular, embora Barry tenha dito em uma chamada com analistas que a empresa espera mais estabilização no setor de eletrônicos no próximo ano. As vendas de eletrônicos em outubro quebraram uma sequência de quedas ano a ano, subindo 1,4%, de acordo com dados do Departamento de Comércio dos EUA.

Com os consumidores segurando as compras de produtos mais caros ou escolhendo usar seus fundos em outros lugares, a Best Buy corre o risco não apenas de perder vendas, mas também de perder o tráfego de clientes que frequentemente impulsiona compras adicionais, segundo Neil Saunders, diretor executivo da GlobalData.

“Dada essa tendência, um dos desafios para a Best Buy é melhorar o desempenho das lojas. Parte disso envolve dar aos consumidores mais motivos para visitar, o que inclui experiências melhores e mais novidades e inovação na oferta. Em nossa opinião, isso pode ser alcançado sendo mais imaginativo e usando fornecedores para ajudar a Best Buy a mostrar tecnologias interessantes”, disse Saunders em comentários por e-mail. “Para ser justo, a Best Buy está trabalhando com fornecedores em coisas como displays e instalações de marca, mas precisa ser muito mais radical em seu pensamento.”

Barry falou extensivamente na última terça-feira sobre os esforços da empresa para renovar as lojas com merchandising aprimorado e disse que a Best Buy espera continuar reformando locais no próximo ano. 

Em vez de buscar remodelações em larga escala, a empresa planeja investir mais capital para melhorar um maior número de lojas. Entre os esforços, a Best Buy está ajustando o tamanho de certas categorias para dar espaço a novas em suas lojas, por exemplo, reduzindo a área de jogos para abrir espaço para produtos de bem-estar, e-bikes e uma parceria com a Lovesac.

Barry também destacou acordos com Lego e Therabody para abrir espaços dedicados em todas as lojas de experiência da Best Buy. Nos últimos dois anos, a empresa ampliou sua presença em transporte elétrico e produtos de beleza, firmou parceria com a empresa de tecnologia de saúde e wearables Ōura e começou a vender sistemas de monitoramento contínuo de glicose. A varejista está trabalhando para aumentar a conscientização sobre todas essas categorias, inclusive por meio de um esforço chamado “Sim, a Best Buy vende isso”.

A Best Buy também destacou ganhos em seu programa de associação. O programa reformulado, lançado em junho, atraiu 35% mais novos membros pagos em comparação com o ano passado, e a empresa agora conta com 6,6 milhões de membros. Os membros pagos compram com mais frequência e interagem mais com a marca, de acordo com Barry.

Mesmo com esses sinais positivos, Saunders disse que as vendas estão num patamar abaixo de 2019, último ano antes da Covid. “Isso é significativo, pois mostra que a Best Buy agora perdeu todos os ganhos que obteve durante a pandemia”, disse o diretor da GlobalData. “Dado o aumento nos custos e despesas gerais para a empresa, isso inevitavelmente reduz a produtividade e significa que o negócio, efetivamente, andou para trás.”

Fachada de loja da Best Buy nos EUA

Imagem: Daphne Howland

Fonte: Retail Dive