Operação
Nos EUA, Home Depot não pretende aumentar os preços apesar das tarifas

Apesar da pressão contínua das tarifas, a Home Depot afirmou nesta terça-feira (20) que não pretende aumentar os preços. O anúncio foi feito enquanto a varejista americana de melhorias para o lar divulgava que suas vendas do primeiro trimestre aumentaram 9,4% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 39,9 bilhões. No entanto, as vendas comparáveis gerais caíram 0,3% em relação ao ano passado. Nos EUA, as vendas comparáveis aumentaram 0,2%.
O lucro operacional da Home Depot cresceu 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a US$ 5,1 bilhões, mas o lucro líquido caiu 4,6%, para US$ 3,4 bilhões.
À medida que o setor enfrenta os efeitos da guerra comercial em andamento, os executivos da Home Depot mostraram otimismo de que não será necessário aumentar os preços para compensar o impacto das tarifas.
“Nosso plano é, em geral, manter os preços em todo o nosso portfólio”, disse Billy Bastek, vice-presidente executivo de merchandising, em uma ligação com analistas. “Continuaremos utilizando a abordagem de portfólio que já mencionamos anteriormente. Não vemos necessidade de aumentos generalizados de preços para nossos clientes daqui pra frente.”
A Home Depot informou que mais de 50% de suas compras são feitas nos EUA e que espera que, dentro de um ano, nenhum país fora dos EUA represente mais de 10% de suas compras.
“Uma das marcas registradas da Home Depot sempre foi a diversificação”, afirmou Bastek. “A maioria dos nossos fornecedores diversificou suas estratégias de fornecimento entre vários países.”
A manutenção dos preços contrasta com a postura de várias outras empresas — incluindo o gigante varejista Walmart — que nas últimas semanas afirmaram que aumentos de preços podem ser necessários se as tarifas elevadas persistirem.
Além dos desafios relacionados às tarifas, a Home Depot, assim como outros varejistas do setor de casa, também enfrenta pressões de um mercado imobiliário em desaceleração. As vendas de imóveis caíram 3,1% ano a ano no primeiro trimestre, segundo pesquisa da GlobalData.
“Essa falta de recuperação torna difícil impulsionar os gastos com melhorias domésticas”, disse Neil Saunders, diretor-gerente da GlobalData, em comentários enviados por e-mail. “Em nossa visão, só veremos uma recuperação adequada na movimentação do mercado imobiliário quando as taxas de juros caírem substancialmente.”
Segundo o CEO da Home Depot, Ted Decker, os clientes da varejista realizaram projetos menores, como pintura e cuidados com o jardim, mas não houve muito envolvimento com projetos maiores.
“Obviamente, acreditamos que isso vai aumentar”, disse Decker, acrescentando que “estamos ansiosos pelo momento em que as pessoas vão acessar seu patrimônio, ganhar mais confiança macroeconômica e se engajar nesses projetos maiores.”
Nesta terça-feira, a Home Depot reiterou sua projeção para o ano, estimando um crescimento total de vendas de 2,8%, com crescimento de vendas comparáveis de cerca de 1%. A varejista prevê uma margem bruta de 33,4% e uma margem operacional de 13%. Ao longo do ano, a Home Depot planeja abrir 13 novas lojas.
Imagem: Reprodução
Informações: Caroline Jansen para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo