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NRF divulga 4 princípios para uso de IA no varejo
A organização está fornecendo uma estrutura para incentivar a aplicação adequada da inteligência artificial
À medida que os varejistas adotam mais ferramentas de IA, o Centro de Risco Digital e Inovação da Federação Nacional de Varejo criou e publicou seus “Princípios para o Uso de Inteligência Artificial no Setor de Varejo”, como anunciou a organização na segunda-feira.
Os princípios se enquadram em quatro categorias: governança e gestão de riscos; envolvimento e confiança do cliente; aplicações e uso da força de trabalho e responsabilidade dos parceiros de negócios.
O NRF Center for Digital Risk & Innovation anunciou também que vai criar e divulgar mais relatórios e diretrizes para o setor varejista nos próximos meses, em comunicado à imprensa.
No ano passado, grandes empresas de tecnologia e varejistas anunciaram o uso de inteligência artificial para tudo, desde imagens e descrições de produtos até assistentes digitais e otimização da cadeia de suprimentos.
Em janeiro, o Google Cloud introduziu uma ferramenta baseada em inteligência artificial que permite aos varejistas usar imagens para rastrear itens nas prateleiras das lojas. A empresa disse que planeja lançar mais ferramentas para ajudar as empresas a otimizar e digitalizar suas operações.
Gigantes do comércio eletrônico como Amazon e eBay implantaram IA para ajudar os vendedores a gerar descrições de produtos. Em agosto, o CEO do Walmart, Doug McMillion, anunciou planos de usar IA para operações de associados, melhorias na cadeia de suprimentos e recursos de personalização do cliente. Naquele mês, o varejista também lançou o My Assistant , uma ferramenta generativa alimentada por IA que ajuda os funcionários do Walmart a escrever rascunhos, resumir documentos grandes e ajudar os novos contratados a entender os benefícios dos funcionários.
Nesse contexto, a NRF criou suas diretrizes para promover segurança nessa jornada das empresas. Dentro da diretriz de governação e gestão de risco, a NRF afirma que os varejistas devem desenvolver uma forte governança interna das ferramentas de IA e garantir que a tecnologia proporcione os benefícios esperados. O envolvimento e a confiança do cliente envolvem transparência em torno das ferramentas de IA, incluindo o estabelecimento de salvaguardas para evitar a discriminação ilegal contra classes protegidas de indivíduos. As aplicações e o uso da força de trabalho envolvem supervisão e revisão contínuas das aplicações de IA que podem impactar diretamente os funcionários, enquanto a responsabilidade dos parceiros de negócios exige diretrizes claras para as entidades que fornecem ferramentas, conjuntos de dados e serviços de IA.
“Os varejistas usam IA para melhor atender seus clientes, melhorar a experiência de compra e aumentar a eficiência de suas operações”, disse Christian Beckner, vice-presidente de tecnologia de varejo e segurança cibernética da NRF e diretor executivo do NRF Center for Digital Risk & Innovation, em um comunicado. “À medida que os retalhistas de todas as dimensões continuam a expandir as suas capacidades de IA, estes princípios gerais para a utilização da IA são cada vez mais críticos para a indústria” completa ele.
Por: Kaarin Vembar para Retail Dive