Colunistas

NRF Europe 2025 revela as 3 grandes forças que estão redefinindo o varejo

Publicado

on

nrf paris europe

De 16 a 18 de setembro, a capital francesa será palco da NRF 2025: Retail’s Big Show Europe, o principal evento europeu dedicado ao futuro do varejo. Em meio a uma revolução silenciosa nos bastidores do setor, três forças despontam como protagonistas: modelos ágeis e omnichannel, inteligência artificial e crescimento sustentável.

O whitepaper oficial da edição de 2025, lançado recentemente, antecipa os temas que dominarão o evento e as estratégias das principais marcas da Europa. Em um mercado cada vez mais desafiador — com novas expectativas dos consumidores, avanço tecnológico acelerado e pressões ambientais — líderes varejistas estão respondendo com inovação real e transformações estruturais.

1.⁠ ⁠Modelos ágeis e omnicanal

A fusão entre lojas físicas e presença digital já é realidade. Marcas como Kingfisher mostram como 93% dos pedidos online já são atendidos via lojas físicas, otimizando logística e atendimento. A loja ganha um novo papel: centro de experiência, operação e relacionamento direto com o consumidor, enquanto marketplaces e estratégias digitais aceleram a expansão internacional, como no caso da italiana Yamamay.

2.⁠ ⁠Inteligência artificial e eficiência operacional

A tecnologia avança do backoffice para o centro da operação. Com destaque para inteligência artificial preditiva, analytics em tempo real e interfaces intuitivas, empresas estão simplificando processos e capacitando equipes. Da prevenção de fraudes com IA até sistemas unificados de ponto de venda, como apresentados por GK Software e Nayax, a tecnologia deixou de ser acessório para se tornar diferencial estratégico.

3.⁠ ⁠Crescimento sustentável e economia circular

Sustentabilidade ganha força como alavanca de inovação. A visão de marcas como Tesco, Rakuten e Save Your Wardrobe aponta para uma nova lógica de consumo: energia limpa, marketplaces de segunda mão, reparo e pós-venda como fidelização e ESG no centro da tomada de decisão. O varejo que cresce é o que cresce com responsabilidade — e transparência.

Lideranças que inspiram

O evento contará com executivos de peso como Thierry Garnier (Kingfisher), Ken Murphy (Tesco), Rami Baitiéh (Morrisons) e Marc Lolivier (FEVAD), além de representantes de gigantes como Rakuten, On, BNP Paribas, Doofinder e outras marcas que estão reconfigurando o ecossistema de consumo na Europa.

Central do Varejo fará cobertura direto de Paris

A Central do Varejo estará presente na NRF Europe 2025, realizando a cobertura completa e ao vivo do evento, direto de Paris. Acompanhe nossos canais para acessar bastidores, entrevistas, insights e tudo o que vai ditar os próximos passos do varejo europeu — e global.

Participe da NRF Europe com a delegação da Central do Varejo e engaje nas discussões que vão definir o futuro do varejo global! Clique no banner e saiba mais:


*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovation Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *