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NRF2024 – Inteligência Artificial e a revolução do varejo

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inteligência artificial é destaque na NRF2024

O tema de Inteligência Artificial vem ganhando destaque nas rodas de negócios e feiras nacionais e internacionais, como a NRF2024, desde o surgimento do ChatGPT, em novembro de 2022.

Apesar disso, o assunto não é algo novo. A IA tem uma longa história, com suas origens remontando aos anos 1950. Nos primeiros anos, entretanto, os pesquisadores focaram no desenvolvimento de sistemas que pudessem imitar o raciocínio humano baseados em regras lógicas, o que fez com que a aplicação ficasse restrita a alguns fóruns.

Foi com o avanço das tecnologias, e a utilização cruzada das técnicas de machine learning, natural process language, LLM (modelo de linguagem), bem como a junção de diferentes tipos de processamento (imagem, vídeos, textos, áudios), que o tema ganhou força e agora destaque na NRF2024.

Isto porque, a partir do processamento complexo das informações, a aplicabilidade da IA como forma de escalonamento das operações, aumento da produtividade e assertividade das ações passa a ser infinito.

Crescimento do mercado de IA

De acordo com um estudo da IDC, o mercado global de IA no varejo deve atingir US$ 200 bilhões até 2025.

No Brasil, o mercado de IA no varejo também está crescendo. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o mercado brasileiro de IA no varejo deve atingir R$ 10 bilhões até 2025.

Principais Aplicações

Atualmente, a IA está sendo usada em uma ampla gama de empresas para automatizar tarefas, melhorar a experiência do cliente e tomar decisões mais precisas. De acordo com uma pesquisa da Gartner Peer, 41% das empresas já estão empregando IA generativa em alguma medida, enquanto 26% planejam adotar a tecnologia ainda este ano.

Dentre as principais aplicabilidades, pode-se destacar:

  • Recomendação de produtos: a IA pode ser usada para recomendar produtos aos clientes com base em seu histórico de compras, interesses e localização;
  • Personalização de vitrines: a IA pode ser usada para personalizar as vitrines da loja, diante das ofertas e comportamentos de compra mais esperados e de melhor conversão;
  • Gestão de redes sociais: a IA pode ser usada para monitorar as redes sociais, e devolver as narrativas com peças e linguagem personalizada para cada um dos usuários;
  • Criação de peças e anúncios: a IA pode ser usada para garantir a escalabilidade da produção de materiais de marketing em geral, com replicação dos KVs padrão diante de personalizações específicas;
  • Cadastro de Produtos: a IA pode ser usada automatizar a alimentação do cadastro de produtos, já considerando a criação de imagens padronizadas e textos que impactam em conversão;
  • Identificação de tendências: a IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados para identificar tendências e padrões;
  • Prevenção de fraudes: a IA pode ser usada para detectar atividades fraudulentas, como roubo de identidade e cartões de crédito;
  • Atendimento ao cliente: a IA pode ser usada para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma rápida e eficiente;
  • Geração e padronização de relatórios internos: a IA pode ser usada para gerar automaticamente relatórios de prestação de contas e apresentação de resultados, com análise dos gráficos até então tidos em dashboards apartados.

IA como foco da NRF2024

A NRF2024 terá um foco especial em IA. Mais de 60 palestras, das 176 listadas, mencionam de maneira expressa o tema em seu nome ou descritivo, dando visibilidade ilimitada ao tema, que deve ser o grande mote da feira do próximo ano.

Algumas das palestras que ganham destaque:

  • “IA no varejo: um exemplo abrangente de transformação digital da indústria” – Lenovo trará para debate soluções reais que ajudam os varejistas a melhorar a sua eficiência operacional, abrir novos fluxos de receitas, melhorar o envolvimento do cliente e promover o desenvolvimento sustentável.
  • “Colocando a IA generativa para funcionar hoje: um painel de discussão com Carrefour, Lowe’s e Victoria’s Secret” – perspectiva do Google Cloud sobre IA generativa, com líderes seniores do Carrefour, Lowe’s e Victoria Secret que estão na vanguarda do uso de IA generativa de forma pragmática e alcançável.
  • “Combatendo o crime organizado no varejo com IA: Insights da Kroger e Jacksons Food” – Os varejistas estão enfrentando um aumento alarmante no roubo devido ao aumento do Crime Organizado no Varejo (ORC). Moderada pelo LPRC, esta sessão mostrará como Kroger e Jacksons Food estão aproveitando soluções de IA em suas lojas para resolver esse problema de frente.
  • “Vamos ser práticos: abordagens eficazes para integrar IA/aprendizado de máquina em sistemas de varejo existentes sem interrupções” – Executivos das lendárias empresas Walmart e da BassPro se juntam para falar dos obstáculos a serem superados na adoção do IA. Desde a organização de dados e recursos até o planejamento e execução adequados.
  • “Excelência inovadora no varejo: eficiência da rede orientada por IA para um envolvimento excepcional do cliente” – o compromisso da Meijer com a inovação provou ser fundamental para proporcionar experiências aprimoradas. A abordagem transformadora e a visão de redes automatizadas proporcionaram eficiência operacional excepcional e excelentes experiências de classe mundial em sua extensa rede de varejo, abrangendo supercentros, mercados, mercearias e postos de gasolina, ao lado de seus mais de 70.000 funcionários.

Conclusão

A IA é uma tecnologia que tem o potencial de transformar mercados. Sua aplicabilidade prática pouco tem a ver com questões mirabolantes ou grandes investimentos, mas sim com uma visão clara de automatizações base e inteligência de replicação de tarefas. As empresas que estão investindo em IA estão se posicionando para o futuro, garantindo seu mercado, a melhor experiência do cliente e a escalabilidade de suas operações.

A NRF2024 será uma oportunidade para as empresas aprenderem mais sobre as últimas tendências em IA no varejo sob o olhar dos executivos que estão vivenciando suas aplicações e resultados. Com certeza, haverá muito para absorver e compartilhar.

Imagem: Envato


Patricia Cotti – Diretora de Business Modeling Driven.CX. Professora dos Cursos de MBA, Pós-Graduação e Corporativos do Labfin.Provar/FIA, USP EACH, ESPM, ESECOM; Embaixadora do Mulheres no E-commerce; Palestrante e Especialista nas áreas de modelos de negócios de varejo, tendência de consumo, comportamento do consumidor, inovações e mercado físico-digital.

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