Operação
Número de pequenos negócios cresce 23% no primeiro semestre

O Brasil registrou a abertura de 2,6 milhões de novos pequenos negócios no primeiro semestre de 2025. Os dados são de levantamento realizado pelo Sebrae e indicam um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram criadas cerca de 2,2 milhões de empresas desse porte.
Segundo o estudo, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram responsáveis por 77,3% das novas aberturas, com um aumento de 24,5% na comparação com os seis primeiros meses do ano anterior. As Microempresas (18,6% do total) e as Empresas de Pequeno Porte (4,1%) também apresentaram crescimento conjunto de 17% em relação ao primeiro semestre de 2024.
“O crescimento contínuo de MEIs e MPEs é um indicativo positivo para a economia brasileira, contribuindo para a geração de renda e empregos em todo o território nacional”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima. Ele destacou ainda que fatores como a digitalização e a demanda por serviços especializados têm impulsionado a criação de novos empreendimentos.
Entre os estados com maior crescimento na abertura de MEIs, os destaques foram o Piauí (37,6%), Amazonas (37,5%) e Sergipe (34,2%). No caso das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), os maiores aumentos percentuais ocorreram no Ceará (59,6%), Amazonas (42,1%) e Rio Grande do Sul (29,8%).
Em junho, o setor de Serviços concentrou a maior parte das novas aberturas, representando 63,1% do total de pequenos negócios criados no mês. O Comércio respondeu por 21,5%, enquanto a Indústria de Transformação representou 7,6%.
Imagem: Envato