Connect with us

Operação

Número de recuperações judiciais diminui em setembro

Published

on

Pequeno empresário calculando contas a pagar; recuperações judiciais setembro

Dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian apontam que o número de recuperações judiciais em setembro registrou uma queda de 17,6% em relação ao mês anterior, totalizando 196 solicitações. Em comparação ao mesmo período de 2023, o volume representa uma alta de 44,1%.

pedidos de recuperações judiciais mês a mês em setembro de 2024

Segundo Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, embora os pedidos de recuperações judiciais tenham diminuído em setembro, o índice permanece elevado. “Isso se deve às altas taxas de juros, que aumentam o custo do crédito e dificultam o pagamento das dívidas pelas empresas. A crescente inadimplência dos consumidores também impacta negativamente o fluxo de caixa das companhias, enquanto a dificuldade de acesso ao crédito restringe suas opções de financiamento”, explica. 

Rabi também aponta a dificuldade de acesso ao crédito e a redução do poder de compra dos consumidores, em função da inflação, como elementos que afetam negativamente a saúde financeira das empresas e impulsionam o recurso à recuperação judicial para reestruturar dívidas e manter as operações.

No recorte setorial, as requisições de recuperação judicial foram lideradas pelo setor de “Serviços”, com 90 solicitações. Em seguida, o setor de “Comércio” apresentou 42 pedidos, o “Primário” contabilizou 41, e a “Indústria” registrou 23 pedidos.

pedidos de recuperações judiciais por setor em setembro de 2024

Em relação ao porte das empresas, as “micro e pequenas” empresas (MPEs) lideraram o número de pedidos de recuperação judicial, com 148 solicitações. Empresas de porte médio somaram 26 pedidos, enquanto as grandes empresas registraram 22 solicitações.

Em setembro, os pedidos de falência também registraram queda, com 91 casos, representando uma redução de 9,0% em relação ao mês anterior. No entanto, comparando com o mesmo período de 2023, houve um aumento de 26,4% nos pedidos de falência. As micro e pequenas empresas foram as que mais solicitaram falência, com 64 requerimentos, seguidas pelas grandes empresas (16) e médias empresas (11).

Pequeno empresário calculando contas a pagar; recuperações judiciais setembro

Imagens: Serasa Experian e Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *