E-commerce
‘Com pix, Brasil deixou de ser sonho distante para as empresas globais’
Em entrevista à Central do Varejo, diretor da Nuvei fala sobre todo o potencial do mercado brasileiro no e-commerce da América Latina
A Nuvei, empresa global de pagamento, divulgou recentemente seu estudo “Insights e oportunidades para o sucesso da expansão regional – Interconectando Europa e América Latina”. O documento aborda o potencial das conexões entre a Europa e América Latina para impulsionar o e-commerce entre as regiões. Alguns resultados destacados incluem o fato de que o Brasil é responsável por 72% dos gastos do e-commerce latino-americano com empresas europeias e que o mercado de e-commerce nacional atingirá US$63 bilhões em 2023. O estudo também ressalta o potencial de crescimento do mercado de luxo, com a possibilidade de alcançar mais 46 milhões de consumidores latino-americanos.
Rafael Lopes, diretor da companhia, discutiu em uma entrevista exclusiva à Central do Varejo o panorama geral da atuação da empresa. Ele destaca que a Nuvei é uma empresa global de pagamento que começou no Canadá e tem expandido sua presença em diferentes regiões do mundo, tanto por meio de operações próprias quanto por parcerias. No Brasil, a empresa vem crescendo rapidamente nos últimos anos.
Ao comentar sobre os principais aspectos da pesquisa, Lopes ressaltou que o crescimento do comércio eletrônico no Brasil já era uma tendência antes da pandemia, mas a reclusão imposta pelo período de isolamento social acelerou esse processo. “Foi um catalisador para esse crescimento, mas isso já era acelerado mesmo antes da pandemia. A América Latina, de uma forma geral, comprando de sites de fora já era uma tendência grande”, explica.
Segundo o diretor, empresas globais estão olhando para cá com mais atenção, considerando-os como um grande potencial de negócios. “O Brasil e a América Latina deixaram de ser um sonho distante das empresas internacionais por diversos fatores. O Pix para Brasil fez um barulho tão grande no mercado financeiro global que as pessoas começaram a entender que é preciso estar no Brasil, nem que seja só para ter Pix”, exemplifica. Ele acredita que o Brasil desperta curiosidade e é visto como um mercado importante, tanto pela sua população numerosa quanto pelo seu potencial de consumo.
Quanto aos produtos mais procurados pelos brasileiros, Rafael menciona o consumo de roupas, acessórios e produtos eletrônicos de sites estrangeiros. Além disso, serviços de streaming e o setor de viagens têm apresentado um crescimento expressivo. Ele destaca ainda o surgimento de novos concorrentes e a otimização dos processos de pagamento é cada vez mais importante para melhorar a competitividade e a performance das empresas.
Por fim, Rafael ressalta toda a exigência em termos de experiência de compra do mercado de e-commerce de luxo, uma vez que os consumidores desse nicho buscam uma experiência diferenciada. No e-commerce, as empresas estão trabalhando com produtos exclusivos e buscam proporcionar uma experiência personalizada para cada cliente, adaptando-se às suas preferências.
“Nós trabalhamos com algumas marcas de luxo e temos interesse em trazê-las para cá também, mas no geral, não só a experiência de entrega e como também a comunicação fazem muita diferença para quem está comprando. Tudo isso faz muita diferença porque a pessoa está comprando um item de R$5 mil, R$10 mil online, sem a possibilidade de prova, então é preciso gerar formas do cliente ver como vai se sentir tendo aquilo”, explica.
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