Inovação
36% das PMEs vão apostar em Inteligência Artificial neste ano
Segundo estudo da Nuvemshop, IA, vídeos, atendimento digital e chatbots são principais ferramentas visadas por empresas online

De acordo com o NuvemCommerce 2024, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, da Nuvemshop, para manter as vendas aquecidas e ampliar o sucesso no ambiente digital, muitos empreendedores desejam apostar em novas ferramentas neste ano. Cerca de 36% querem começar a usar Inteligência Artificial e quase 37% pretendem implementar vídeos dos produtos na loja virtual, a fim de melhorar a conversão de vendas. Atendimento digital e chatbots (conversational commerce) também são destaque (30%).
“As pequenas e médias empresas registraram um crescimento de 22% no faturamento no último ano. As tendências apontadas pelo mercado, como inteligência artificial e uso de vídeos para mostrar os produtos na loja virtual, já estão no radar dos empreendedores. Percebemos que eles também desejam investir ainda mais em conhecimento para expandir as vendas e aproveitar as tecnologias de forma estratégica”, comenta Luiz Natal, Gerente de Plataforma da Nuvemshop.
Ainda sobre os planos para 2024, o estudo indica que os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais. 51% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce; 29% desejam expandir seu portfólio de produtos; e 28% querem ampliar canais de venda online.
Em relação aos desafios e aprendizados para a gestão do negócio no ano passado, 44% dos empreendedores afirmam que a falta de capital de giro para reinvestir na loja foi a maior dificuldade enfrentada. Conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer (29%) e a falta de tempo para administrar todo o negócio (25%) também foram destacados por eles. Além disso, quando perguntados sobre as dificuldades enfrentadas diretamente no e-commerce, os empreendedores afirmam que a baixa taxa de conversão (38%) e o alto custo de frete (21%) são os principais impasses, seguidos por dificuldade para precificar (13%) e carrinhos abandonados (12%).
Em 2023, as pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação a 2022, segundo dados do estudo NuvemCommerce 2024.
Imagem: Envato