Colunistas
O futuro do varejo passa por Paris: prepare-se para a NRF Europe

Em setembro, a capital francesa sediará pela primeira vez a NRF Big Show Europe — versão europeia do maior evento de varejo do mundo. De 16 a 18 de setembro, Paris receberá mais de 4.200 marcas representadas e cerca de 480 expositores, esperando um público de 15 mil participantes em três dias intensos de conteúdo, networking e provocações estratégicas.
A expansão da NRF para fora dos Estados Unidos segue a tendência de internacionalizar as discussões sobre o futuro do varejo. E Paris, com sua atmosfera cosmopolita e histórica vocação para o consumo e a moda, torna-se o palco ideal para essa edição. A cidade não apenas simboliza sofisticação e inovação no varejo, mas também traduz, com sua diversidade, os desafios e oportunidades de um mercado cada vez mais global e dinâmico.
Terei a oportunidade de estar presente com a Central do Varejo, acompanhando de perto os debates e traduzindo os principais insights deste encontro. É uma chance única de observar como temas como ESG, expansão de marketplaces, inteligência artificial e novas experiências de consumo estão sendo abordados por líderes do setor.
O que mais chama a atenção é a capacidade do varejo de se reinventar. Em meio a um cenário de transformações aceleradas, impulsionadas especialmente pela inteligência artificial, o setor tem demonstrado resiliência e agilidade para se adaptar a uma nova geração de consumidores mais exigente, conectada e consciente.
Outro ponto relevante: a NRF Europe acontece paralelamente à tradicional Paris Retail Week, potencializando ainda mais o alcance e a densidade das discussões. Por isso, se você atua no varejo ou quer entender melhor para onde o setor está caminhando, vale a pena acompanhar de perto e reservar essas datas. Trata-se de uma oportunidade estratégica para ajustar os rumos do seu negócio ainda neste segundo semestre.
Boa semana — e fique ligado!
Imagem: Elifas Vargas
*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.