Colunistas
O Japão é logo ali!

Desde pequeno, sempre fui fascinado pela cultura japonesa. Os seriados que passavam na TV nos anos 90 e os animes, com seus traços expressivos e narrativas distintas da estética americana, me transportavam para um universo completamente novo. Sem falar na mística oriental, nos samurais e em toda a magia que envolve essa cultura.
Foi com essa curiosidade constante por inovação e tecnologia que, há dois anos, me deparei com um verdadeiro achado: a RetailTech Japan. Uma feira de varejo pouco comentada, mas que sempre me trouxe uma visão diferenciada sobre o setor. Muito se fala sobre a China quando o assunto é inovação, mas sempre me perguntei: e o Japão, esse país que equilibra como ninguém tradição e modernidade, não tem nada de novo? Tem, sim! O problema é o acesso à informação. E confesso: mesmo hoje, com toda a conectividade global, ainda é difícil conseguir detalhes sobre certos eventos do outro lado do mundo.
Minha busca incessante por novidades me levou a descobrir essa feira. E agora, logo após retornar da NRF e já me preparando para o SXSW, precisei tomar uma decisão: seguir para onde muitos já estão indo ou, mais uma vez, desbravar algo novo, diferente e fascinante? Parece uma escolha fácil, mas não foi—principalmente com tão pouco tempo para decidir.
A RetailTech Japan, que acontece entre os dias 4 e 7 de março em Tóquio, já seria um desafio apenas pelo deslocamento até lá. Mas, ao aprofundar minhas pesquisas após bater o martelo, descobri que a feira, na verdade, engloba sete eventos em um. Ou seja, desafio multiplicado por sete!
Se há algo que todo empresário precisa fazer, é tomar decisões e investir. E essa viagem me deixa ainda mais entusiasmado porque, como diz o ditado, quem bebe água primeiro, bebe água fresca. O próprio time da feira ficou surpreso com o interesse de um brasileiro em participar do evento, o que só reforça o quão inexplorado esse território ainda é para nós.
Se você ficou curioso, te convido a acompanhar essa jornada em tempo real no meu Instagram, de 4 a 7 de março. Vem comigo descobrir, além da feira, o fascinante mundo do Japão!
Imagens: Elifas de Vargas
*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.