Colunistas

O papel da tecnologia na eficiência logística

Publicado

on

transformação digital na logística

A logística desempenha um papel fundamental no sucesso das empresas, impactando diretamente a experiência do consumidor e a rentabilidade dos negócios. Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar soluções para aprimorar a gestão de fretes e reduzir custos tornou-se essencial.

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas está na previsibilidade dos custos logísticos e na escolha das melhores opções de transporte. Muitas vezes, a falta de dados comparativos com o mercado e de um mecanismo eficiente para habilitação de transportadoras resulta em processos ineficientes, custos elevados e menor competitividade.

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada nesse cenário. Com ferramentas inteligentes, as empresas podem analisar variáveis como origem, destino, faixas de peso, custos, prazos e níveis de serviço para tomar decisões mais estratégicas. Isso permite encontrar a melhor combinação entre preço e qualidade, reduzindo gastos com fretes e tornando as operações mais eficientes.

Além da economia, soluções inovadoras ajudam a melhorar os prazos de entrega. A análise de desempenho e a comparação com referências do mercado possibilitam otimizar os tempos de transporte e aumentar a satisfação dos clientes. Também contribuem para que gestores tenham informações detalhadas e recomendações estratégicas para aprimorar suas operações e obter melhores resultados.

Para atender essa necessidade do mercado, a Intelipost lançou recentemente o Optimize, uma solução desenvolvida para trazer maior inteligência à gestão de fretes. A ferramenta permite às empresas tomarem decisões mais embasadas e estratégicas, otimizando custos, prazos e SLAs de entrega.

O futuro da logística está na tecnologia e na automação. Empresas que investem em soluções inteligentes para a gestão de fretes ganham eficiência, competitividade e previsibilidade, fatores essenciais para crescer de forma sustentável no mercado atual.

Imagem: Envato


Anita fala sobre a viagem do varejo para NYC rumo a NRF*Anita Bataglin, diretora de Marketing do Grupo Intelipost. Formada em Fashion Business pela Anhembi Morumbi e com MBA em Gestão de Negócios pela Live University, e especialização em digital marketing pela General Assembly, são mais de 14 anos de experiência no mercado de e-commerce, com passagens por grandes nomes do varejo online brasileiros como Shop2gether, OQVestir, Inbrands. Nos últimos 5 anos, focada no setor de serviços na Synapcom e Infracommerce (m&a Synapcom) onde dirigiu operações multi-categoria de clientes como Samsung, Diageo, Swarovski, Levi’s e outros, até assumir e alavancar o marketing da empresa nos últimos 2 anos. Duas vezes premiada como Melhor Profissional de E-commerce pela ABCOMM (2020 – 2022), criadora e ministrante do curso de Customer Experience na Belas Artes e também professora de E-commerce e Marketing Digital na ComSchool.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *