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O poder da informação para sincronizar pessoas e prioridades empresariais

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poder da informação e da união

Uma única resposta para todas as situações não nos leva ao sucesso. Comunicamos e vendemos por diferentes canais e cada loja pode estar situada dentro de uma realidade única. O poder da informação impacta no sortimento, na precificação, na exposição e comunicação e resultado. Atuar no varejo está mais complexo.

Para atuar neste ambiente, os líderes dividem responsabilidades por meio de novas áreas cargos.  Essas mudanças são fundamentais, mas criam uma fragmentação e perdemos a visão do todo e por vezes as pessoas não sabem a importância e impacto do que fazem. A operação em silos ou departamentos faz com que as pessoas percam a visão e a dor do dono.

Garantir que todos estejam no mesmo barco, remando na mesma direção e ritmo, com a clareza de sua contribuição individual para o resultado, ciente de suas prioridades é o papel da liderança.

O poder da informação compartilhada (objetivos, metas, desvios-causa-raiz e oportunidades é que permitirá a todos saberem as expectativas,  onde se está e onde se quer chegar)  constrói o elo e estabelece a conexão entre as equipes, com a liderança com os clientes, estratégia e resultado. É papel  da liderança vincular os esforços individuais às prioridades da empresa e criar mecanismos para que a sincronia, cientes de suas interdependências e aplicar a inteligência coletiva possa  acontecer.

É importante destacar que as decisões não são apenas racionais e são influenciadas pela forma que são compartilhadas; depende das referências, expectativas e como interpretamos as situações que vai variar de acordo com preferências, experiências e interações sociais e são guiadas pelos atalhos que usamos para decidir rapidamente. O aprendizado é muito grande, um treinamento prático.

Para que este processo proporcione o melhor resultado, é fundamental, durante a reunião que se suspenda julgamentos apressados, reações automáticas e se pratique uma escuta ativa; pense antes de qualquer julgamento automático, seja empático por meio de perguntas para entender a lógica da outra pessoa. Coloque foco na solução e não em achar culpados. Identifique responsáveis e como conjuntamente encontrarão a melhor solução. É uma oportunidade de desenvolver a equipe, dar feedback positivo e redirecionar comportamentos por meio de exemplos.

Conforme disse Ram Charan, Ivo Korytowski no livro “O que o CEO quer que você saiba”: entenda os impactos de suas decisões no caixa, giro de estoque, crescimento rentável e fundamentalmente Satisfação dos Clientes. Lembre-se de que tendo a informação enquanto linguagem comum, sem achismos, teremos a transparência e diálogo, compreenderemos os desafios do outro, fortaleceremos a confiança enquanto equipe. Essas são condições básicas para a inteligência coletiva e a criatividade acontecerem, se diferenciar da concorrência e gerar melhores resultados.

Juntos,  somos melhores e mais forte e colocaremos a nossa energia e tempo na direção certa!

Imagem: Envato


*Olegário Araújo tem dedicado a sua vida profissional em transformar dados em conhecimento acionável para ampliar a compreensão do contexto e o estabelecimento de uma linguagem comum para que os líderes do varejo possam conectar todos os pontos e estabelecer diálogos colaborativos com objetivos, metas e compromisso com a execução.

Em sua trajetória, Olegário atuou em empresas de pesquisa por 20 anos, sendo 15 deles na Nielsen (NIQ), onde foi Key Account Manager, gerente nacional e diretor de varejo. Cofundador da inteligência360; consultor em inteligência de negócio; professor e pesquisador do FGV CEV; cocurador de conteúdo nos canais supermercado e farma; graduado em administração pela PUCSP; MBA em gestão pela FIA USP; mestrado acadêmico pela FGV EAESP na linha de marketing; certificado de Conselheiro consultivo pelo CELINT e; pós-graduação em Neurociências e comportamento humano pela PUCRS.