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O que mantém em pé uma relação de franquia?

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relação de franquia

Qualquer relação de sucesso tem sucesso pelas mesmas razões, inclusive no Franchising. A proposta de trabalhar para uma marca especifica, seguir padrões e cumprir regras para alcançar um resultado financeiro positivo, é o objetivo de todo franqueado.

Ao franqueador, por sua vez, cabe a responsabilidade de buscar inovação contínua para sua marca, atento às mudanças do mercado e alerta quanto às  preferências do consumidor, que deixaram de ser seguidores fiéis para se tornarem  nômades de serviços e produtos, conforme a sua vontade e disponibilidade.

E, ao mesmo tempo, que o franchising se desenvolve e alcança mercados emergentes e diversos e a sociedade adquire novos comportamentos sociais e de consumo, surge a grande pergunta que vale 1 milhão de dólares: “O que eu, franqueador, tenho que construir no meu sistema de franquia para obter relacionamentos duradouros, saudáveis, lucrativos e felizes?”

É, agora, a felicidade se tornou um quesito muito relevante no mundo empresarial. Não basta apenas ganhar dinheiro. Qualidade de vida, relacionamentos estáveis e bem-estar pessoal são, atualmente, premissas básicas para se iniciar qualquer nova relação de parceria. Assim, correndo o risco de apresentar uma síntese de extrema banalidade (até porque o óbvio hoje virou novidade), podemos citar algumas regras básicas de relação de franquia, que podem auxiliar franqueador e franqueado a construir uma verdadeira relação,  que pode inclusive ser rompida, mas sempre dentro de uma razoabilidade e civilidade necessárias e  típicas de uma convivência entre seres humanos. Vamos lá:

  1. Estejam juntos pelas justas razões: se inicia uma relação de franquia ao término do processo de seleção, com a formalização do contrato de franquia. Sem qualquer forma de pressão e por vontade autônoma, ambos decidem se tornar parceiros na jornada da marca. Cada um com as suas razões, emoções e percepções mas unidos pelo mesmo propósito;
  2. Possuam expectativas realistas: isso porque o entusiasmo de expandir uma marca e abrir um negócio pode deixar franqueador e franqueado cegos e surdos, provocando discordâncias que podem afetar o futuro da relação. É necessário menos  romantismo e mais empenho e competência para manter a união forte e resiliente;
  3. Fator chave é o respeito, às vezes em silêncio: esqueça de usar o imperativo constantemente para se comunicar porque isso destrói o diálogo. O ponto estratégico é manter a confiança (também em si próprio) para superar obstáculos porque eles certamente virão e podem se tornar cada vez maiores. Pratique o silêncio, aumentando a escuta;
  4. Não fujam daquilo que faz mal: a dor é parte da vida e de qualquer relacionamento. Como já profetizava Buda, “a dor é inevitável mas o sofrimento é opcional”. A própria vulnerabilidade do ser humano provoca a dor. Então, falar sobre isso e não deixar a sujeira acumular debaixo do tapete é uma boa prática;
  5. Aprendam a divergir: sem insultos, utilizando uma comunicação não violenta. Argumentar com critérios objetivos e fugir do confronto. Respeitar as diferenças. Atacar os problemas, preservando a integridade de cada um;
  6. Sejam pragmáticos, sigam regras: as divergências criam desconfortos, desmotivação e, por vezes, conflitos e verdadeiros confrontos. Possuir um código de conduta, que facilite a comunicação e que permeie  uma postura sensata dos parceiros, certamente facilitará o processo de cura;
  7. Surfem: todo relacionamento tem altos e baixos. Lei universal do ritmo. Ondas do mar, sol e lua, dia e noite. Saber surfar e respeitar o ritmo dos acontecimentos fornece uma maior lucidez na relação de franquia para saber como agir nos próximos passos;
  8. Nunca esqueçam os humanos que são: o ser humano se define por  valores, virtudes e sabedoria. Buscar valores compatíveis, incentivar a prática de virtudes fundamentais, como a generosidade, prudência, justiça, humildade e paciência,  e fomentar a sabedoria, distinguindo o bem do mal, o correto do incorreto, o moral do imoral, e a forma como cada um atua no relacionamento, já seria um ótimo percurso.  Humanizem-se pelo que possuem de mais humano, que nenhum outro ser vivo possui, com consciência de que o caminho do sucesso está dentro de você e inicia a partir de você!

Melitha Novoa Prado é sócia-fundadora da Novoa Prado Advogados, consultora jurídica e mediadora nas áreas de varejo e franchising.


Imagem: Envato

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