Economia
Pagamentos internacionais em tempo real aumentam, mas metas do G20 permanecem não atendidas
Os pagamentos internacionais em tempo real estão crescendo rapidamente, à medida que os consumidores os utilizam cada vez mais para enviar dinheiro e comprar produtos. Apesar desse aumento, o progresso global ainda está aquém das metas do G20 para melhorar a velocidade e a eficiência, de acordo com a GlobalData.
Na Pesquisa de Serviços Financeiros para Consumidores de 2024, cerca de 63% dos consumidores usam pagamentos em tempo real para enviar dinheiro para familiares e amigos, enquanto 51% os utilizam para comprar bens e serviços. No entanto, o roteiro do G20 para melhorar os pagamentos internacionais enfrenta desafios.
Leia também: Segundo Ebanx, Pix deve chegar a 40% dos pagamentos online até 2026
Apenas 42% dos serviços de varejo entregam fundos dentro de uma hora, bem abaixo da meta de 75%, enquanto apenas 76% cumprem o objetivo de um dia útil, ficando abaixo da meta de 100%, segundo o último relatório do Conselho de Estabilidade Financeira.
“Os pagamentos em tempo real são considerados superiores aos métodos tradicionais não apenas por causa de sua velocidade, mas também porque esses serviços geralmente estão disponíveis 24 horas por dia, reduzem os custos de transação e facilitam a gestão de liquidez para empresas”, disse Stephen Walker, analista líder de bancos e pagamentos da GlobalData.
Walker acrescentou que esses pagamentos representam o próximo grande passo para os serviços de pagamento internacionais, à medida que o volume de transações internacionais também deve aumentar nos próximos anos.
Ele destacou várias iniciativas, como o “Immediate Cross-Border Payments” (Pagamentos Internacionais Imediatos), desenvolvido pela The Clearing House, EBA Clearing e SWIFT, que visam estabelecer um corredor de pagamentos 24/7 entre USD-EUR. No entanto, os esforços para construir sistemas de pagamento globais escaláveis enfrentam desafios. O colapso da iniciativa pan-nórdica P27 ressalta a dificuldade de colaboração internacional.
Walker enfatizou que, embora tenha havido progresso, simplicidade e velocidade continuam sendo essenciais para os consumidores. “Embora o progresso seja tangível, há espaço para melhorar essas medidas e colher mais benefícios ao entregar esses serviços.”
Leia também: Formas de pagamento: como escolher a melhor opção para o seu negócio
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo