Colunistas
Parceiros estratégicos e a força da colaboração no varejo moderno

Nenhum negócio se constrói sozinho. No varejo digital, um ecossistema dinâmico, complexo e altamente competitivo, essa máxima se torna ainda mais verdadeira. Ter uma boa plataforma ou um time engajado é essencial, mas contar com parceiros estratégicos que compartilham da sua visão e complementam a sua entrega é o que realmente destrava crescimento. E é nisso que a LEAP tanto acredita por conseguir oferecer ao mercado uma mandala robusta com diversos parceiros relevantes.
No VTEX Day deste ano, ficou ainda mais evidente como o sucesso no varejo exige uma mandala de soluções que se conectam e se retroalimentam. Não basta ser bom em uma frente. É preciso olhar para toda a jornada do consumidor e entender onde a tecnologia, o conteúdo e a operação se cruzam para criar experiências mais completas.
Foi exatamente essa a sensação que tivemos ao reencontrar e conversar com marcas como Omnik, ShopNext e Trinio — três empresas com serviços distintos, mas visões complementares que estão ajudando a construir um varejo mais inteligente e integrado. Seja por meio de dados e personalização, seja por meio de inteligência de jornada ou de infraestrutura robusta, elas mostram como cada parte da engrenagem precisa estar em sintonia.
Empresas que estão imersas nesse meio precisam entender que, no final das contas, somos parte de um ecossistema. E quanto mais nos conectamos com empresas sérias, com tecnologias relevantes e com pessoas que querem transformar o mercado, mais valor conseguimos gerar para os nossos clientes. É por isso que o mercado deve investir tempo, energia e presença para conhecer e entender o que está surgindo para revolucionar o varejo digital. É a ação de ouvir, aprender e colaborar com quem também está movendo o ponteiro.
Gosto de pensar, também, que em um mercado em que o comportamento do consumidor muda em velocidade acelerada, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de operar de forma isolada. A complexidade das decisões de compra, a multiplicidade de canais e a demanda por experiências personalizadas tornam o trabalho em rede ainda mais estratégico. É essa sinergia entre diferentes especialidades que permite que o varejo avance com consistência.
Parcerias bem estruturadas também aumentam a resiliência dos negócios. Em um cenário de instabilidades econômicas e mudanças tecnológicas constantes, contar com aliados de confiança garante flexibilidade, inovação contínua e maior capacidade de resposta. Isso se traduz em decisões mais ágeis, ciclos de aprendizado mais curtos e estratégias mais conectadas com a realidade do consumidor.
Colaboração também é uma ferramenta de inovação. Grandes ideias muitas vezes nascem da interseção entre olhares diferentes e da troca constante entre especialistas. Incentivar esse diálogo entre empresas, agências, plataformas e times técnicos é o que cria soluções mais robustas, mais criativas e, acima de tudo, mais eficazes. E é essa cultura colaborativa que deve guiar o varejo daqui para frente.
Essa visão colaborativa se reflete também nos projetos que lideramos. Cada ativação, cada campanha ou reestruturação de jornada passa por um olhar sistêmico, onde nossos parceiros são peças-chave da entrega. Eles trazem profundidade técnica, agilidade operacional e especialização em pontos que elevam o resultado final.
Mais do que fornecedores, eu acredito em buscar parceiros de pensamento, que compartilham do mesmo desejo de evoluir, de desafiar o status quo e de colocar o consumidor no centro de tudo. No fim do dia, é isso que separa quem apenas acompanha o mercado de quem o constrói.
O futuro do varejo é e continuará sendo colaborativo, integrado e orientado por dados. Ter os parceiros certos ao lado é essencial para quem quiser continuar jogando.
Leia também: As ondas da transformação digital: depois do B2C e D2C, o B2B entra no jogo
Imagem: Freepik
*Felipe Pavoni é Sócio e Co-Fundador da LEAP, e possui amplo conhecimento em operações de e-commerce, marketing digital, marketplace, CX e todo o ecossistema de produtos digitais. Foi executivo de empresas, como Centauro, C&A, Boticário e Saraiva, que agregaram em sua experiência prática. Tem uma carreira dedicada a projetos de Digital e E-commerce agregando uma visão 360 graus de Performance, Marketing, CRM, Produtos, Tecnologia e Experiência do Cliente.