Colunistas
Paris NRF: quando o futuro do varejo se encontra com a essência humana

Acabo de retornar da Missão Paris NRF, ao lado do grupo da Central do Varejo. Foi uma semana de imersão intensa na capital cosmopolita da Europa, marcada por aprendizados, descobertas e experiências que certamente deixarão marcas profundas.
A jornada começou com visitas técnicas a alguns dos mais relevantes players de varejo e serviços da Europa. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto Nike, Kith, L’Occitane, Pierre Hermé, IKEA, entre outros. Ver inovações aplicadas na prática e compreender os diferenciais de cada operação foi essencial para fixar os conteúdos de forma mais concreta e inspiradora.
A edição europeia da NRF seguiu com três dias de programação intensa: cerca de 480 empresas expositoras, mais de 200 palestrantes e um público que ultrapassou 15 mil pessoas. Um dos grandes destaques foi perceber como marcas como Sephora, Carrefour e Lacoste não se limitaram a apresentar números, mas compartilharam cases detalhados, estratégias e o passo a passo de suas inovações.
No caso da Sephora, o CEO Guillaume Motta apresentou os quatro pilares que sustentam o sucesso da marca: produto, experiência, comunidade e propósito. Mais do que apenas elencar conceitos, ele mostrou como cada um desses pontos é colocado em prática, estabelecendo uma conexão direta entre teoria e execução. Essa clareza foi, a meu ver, um dos diferenciais da feira.
A própria estrutura do evento também impressionou. Ocupando dois pavilhões do imenso centro de convenções de Paris, a feira trouxe em pequena escala a atmosfera da NRF de Nova Iorque, mas com identidade própria, marcada pela diversidade e qualidade das inovações apresentadas.

Outro aspecto que merece destaque é o quanto o varejo europeu, observado a partir da França, valoriza os empresários e os serviços prestados. Em um jantar realizado com o grupo da Central do Varejo, em uma cantina típica, ficou evidente a valorização dos franceses pelo trabalho de quem está na linha de frente, prestando atendimento e criando experiências.
Muito se falou em tecnologia, inteligência artificial e digitalização. Mas, mais uma vez, o ponto central do debate europeu ficou claro: por trás de toda inovação estão as pessoas. A conexão entre negócios, paixão e propósito segue sendo, e continuará a ser, o que faz a verdadeira diferença no varejo.
Leia meus outros artigos clicando aqui.
Imagens: Elifas de Vargas

(*) Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovation Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.