Comportamento
Pesquisa da APAS revela mudanças no comportamento do consumidor

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apresentou, durante a coletiva de imprensa da APAS Show 2025, os resultados da pesquisa “O Varejo em um Mundo de Transformação”. Realizado em parceria com a Scanntech, o estudo ouviu 1.086 consumidores em todas as regiões do Brasil, entre os dias 13 e 18 de março de 2025, com média de idade entre 36 e 42 anos.
De acordo com a pesquisa, 95% dos entrevistados relataram ter percebido alterações na oferta de produtos devido a fatores climáticos. Além disso, 64% afirmaram ter mudado ou substituído marcas como resposta ao aumento de preços. Segundo a APAS, produtos como café, carne, ovos e azeite foram os mais mencionados nesse processo de substituição. “Tendo em vista as questões climáticas, o consumidor já entendeu que é necessário fazer substituições”, afirmou o diretor de Marketing e Negócios da APAS, Fabiano Benedetti.
O levantamento também indicou mudanças no consumo de proteínas. Nos primeiros meses de 2025, o consumo de carne bovina caiu 6,2% e o de carne suína, 5,6%. Em contrapartida, o consumo de ovos cresceu 3,6% e o de frango, 3,4%. Também foi observada uma migração de sucos prontos para refrigerantes zero. “Observamos também que 60% dos consumidores relataram alterações no volume de bebidas consumidas”, informou o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz.
Dados demográficos apontam uma queda na taxa de fecundidade no Brasil, de 2,31 filhos por mulher em 2000 para 1,57 em 2022. O tamanho médio das famílias também diminuiu de 3,31 pessoas em 2010 para 2,79 em 2022. O setor de produtos para animais de estimação apresentou crescimento, com mais de 27% dos consumidores deixando de frequentar lojas que não permitem a entrada de pets. “Entendemos que o comportamento muda à medida que a cesta Pet cresce 22 vezes mais que o varejo tradicional”, disse Benedetti.
Nos últimos 12 meses, 71% dos entrevistados relataram mudanças nos hábitos de consumo. Mais de 59% passaram a consumir produtos mais saudáveis, 35% optaram por itens mais baratos e 32% buscaram alternativas mais sustentáveis e de fácil preparo. “O estudo não apenas oferece uma perspectiva abrangente sobre o perfil dos consumidores, mas também enfatiza a importância de estratégias inovadoras e sustentáveis”, afirmou Queiroz.
Em relação aos hábitos de compra, 7 em cada 10 consumidores frequentam mais de uma loja por mês. Supermercados de bairro são utilizados principalmente para compras de reposição, representando 54% dos casos. No comércio eletrônico, 66% dos consumidores indicaram que o preço é o principal fator de decisão, mas a percepção de variedade e sortimento tem ganhado importância. Em 2024, o e-commerce registrou crescimento de 16% no faturamento, enquanto o varejo alimentar cresceu 6,3%.
“O consumidor que opta pelo online compra porque conhece o produto e gosta. Quando a compra é na loja física, o que ele procura é experiência. A jornada do consumidor é, portanto, cada vez mais multicanal e complementar entre as compras online e nas lojas físicas. O consumo não acaba, apenas migra”, declarou o CEO da Scanntech Brasil, Thomaz Machado.
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