Operação

Pesquisa da Cielo indica que forma de pagamento orienta decisão de compra

Publicado

on

Juspay; pagamento

A Cielo divulgou pesquisa que indica que metade dos consumidores escolhe a forma de pagamento antes de iniciar uma compra. O Estudo Geracional Cielo 2025, realizado em parceria com a Expertise, ouviu 252 consumidores em setembro e comparou hábitos da Geração Z (até 30 anos) e das gerações X e Baby Boomers (50 anos ou mais).

Segundo a Cielo, o pagamento passou a compor a experiência de compra, influenciado pela digitalização e pela diversificação das formas de pagamento. De acordo com Estanis Bassols, CEO da empresa, “a digitalização não criou barreiras entre as gerações mas, ao contrário, promoveu pontos de compatibilidade. Como indicam os dados, todas se preocupam com planejamento financeiro e pensam em como lidar com as despesas de forma organizada. Confiança passa a ser um atributo em comum na escolha do meio de pagamento, que acontece antes da decisão de compra, para uma jornada mais fluida, rápida e prática. Por esse motivo, segurança é hoje o principal elemento de inovação da indústria de meios de pagamento”.

Formas de pagamento mais utilizadas

Nas compras presenciais, o cartão de crédito, à vista ou parcelado, é o meio mais utilizado por todas as gerações, com 64% de preferência. Entre consumidores da Geração Z, as carteiras digitais representam 19% e o Pix, 17%. No comércio eletrônico, o Pix aparece com 20%, praticamente empatado com o crédito à vista, com 21%.

A pesquisa indica que o cartão de crédito é considerado o meio mais seguro por todos os grupos, seguido pelo Pix. O estudo também aponta que benefícios como milhas, pontos e cashback são decisivos para X e Baby Boomers, com 62%, enquanto agilidade e hábito digital influenciam mais a Geração Z, com 25%.

Canais de compra e fatores de decisão

A Geração Z mantém preferência por lojas físicas em compras de supermercado (86%) e farmácia (72%). Entre X e Baby Boomers, as compras presenciais se mantêm em diferentes segmentos, mas vestuário e eletrodomésticos já apresentam preferência maior pelo digital.

O estudo aponta que o principal obstáculo nas lojas físicas é o mau atendimento, citado por 33% dos entrevistados e por 44% dos consumidores X e Baby Boomers. No ambiente online, o frete elevado é uma barreira para a Geração Z (49%) e para os mais velhos (40%). Consumidores mais velhos também mencionam falta de confiança no site ou aplicativo, com 37%.

No critério de decisão de compra, o preço é o fator prioritário para a Geração Z, com 44%, enquanto qualidade lidera entre X e Baby Boomers, também com 44%. A pesquisa registra interesse comum por experiências seguras, com bom custo-benefício e por marcas com compromissos ESG.

Intenção de compra na Black Friday 2025

O levantamento aponta que 70% dos consumidores têm intenção de comprar na Black Friday de 2025. Três em cada cinco pretendem gastar acima de R$ 500 e um em cada três planeja gastar mais de R$ 1.000.

O cartão de crédito parcelado é o meio preferido para o período, com 60%. A Geração Z tem intenção três vezes maior de utilizar Pix na data. X e Baby Boomers tendem a priorizar preço e descontos, enquanto a Geração Z pretende aproveitar benefícios como frete grátis para compras planejadas.

Segundo Bassols, “as previsões mostram que essa deve ser a Black Friday do Pix, se tornando o meio de pagamento preferido, ultrapassando o cartão de débito e ficando atrás apenas do cartão de crédito. Mesmo com uma certa resistência de algumas gerações às compras online em algumas categorias, precisamos, junto com os varejistas, oferecer um serviço mais seguro, que entenda e traga soluções para as incertezas e anseios de cada geração, é fundamental para aumentar a confiança e, consequentemente, gerar mais vendas”.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *