Operação

Pesquisa indica crescimento do Pix nas compras da Black Friday de 2025

Publicado

on

Close em celular com tela aberta na página do pix do Governo Federal; transações pix; vazamento chaves pix; pix por aproximação

O Pix deve ampliar sua participação nas vendas da Black Friday de 2025. Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra – Black Friday 2025, realizada por Tray, Bling, Octadesk e Vindi, unidades da LWSA, o método de pagamento avançou 15 pontos percentuais em relação ao cartão de crédito, alcançando 38% da preferência dos consumidores. O cartão de crédito, ainda líder, registrou queda de 75% para 60% em comparação ao levantamento de 2024.

De acordo com Monisi Costa, diretora de Pay e Banking da Vindi, o crescimento do Pix está relacionado à ampliação dos serviços, como o Pix recorrente, parcelado, agendado, por aproximação e o tradicional. “O Pix já se consolidou como um dos principais meios de pagamento do brasileiro e vem assumindo um protagonismo crescente na Black Friday. A cada ano ele se aproxima mais do cartão de crédito, especialmente pela praticidade e pelo custo reduzido para lojistas e clientes”, afirma. No primeiro semestre de 2025, o volume transacionado via Pix chegou a R$ 15,8 trilhões, com 37 bilhões de operações, segundo o Banco Central.

Monisi destaca que os lojistas devem oferecer múltiplas formas de pagamento. Além do Pix e do cartão de crédito, o débito e o boleto ainda são utilizados por parte dos consumidores.

Gastos acima de R$ 500 e preferência por eletrônicos

O estudo indica que 70% dos consumidores planejam financeiramente suas compras e 60% pretendem gastar mais de R$ 500 na Black Friday de 2025. Entre os produtos mais buscados estão eletrônicos (53%), como smartphones, games e smartwatches, e eletrodomésticos (44%), como geladeiras, airfryers e micro-ondas. Roupas (39%), viagens (26%) e itens de beleza (25%) também aparecem entre as categorias mais mencionadas.

“Na Black, o consumidor encontra o momento perfeito para unir necessidade e desejo: trocar o essencial, como uma geladeira, e realizar desejos, como aquela roupa tão esperada. Para o lojista online, é a grande chance de transformar compras em experiências e fidelizar clientes”, diz Thiago Mazeto, diretor da Tray.

Imagem: Agência Brasil

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *