Economia
PMEs faturam R$1,5 bilhão com e-commerce durante o 1º semestre
Levantamento feito pela Nuvemshop revelou aumento de 25% em receitas online nos primeiros seis meses; setor de joias é destaque
No primeiro semestre de 2023, o e-commerce desempenhou um papel fundamental para pequenos e médios empreendedores (PMEs) no Brasil, segundo informações divulgadas pela E-Commerce Brasil. De acordo com uma pesquisa da Nuvemshop, esses empreendedores registraram um aumento de 25% em suas receitas online em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando uma receita de R$1,5 bilhão.
No mesmo contexto, as PMEs brasileiras venderam mais de 25 milhões de produtos por meios online, o que representa um aumento de 16% em relação à primeira metade de 2022, que registrou 21,8 milhões de produtos vendidos.
Segundo o levantamento, o valor médio pago por pedido foi de R$248,10, e o número de pedidos aumentou em 20%, passando de 5 milhões para 6 milhões neste ano.
Guilherme Arantes, especialista em e-commerce da Nuvemshop, afirma que o varejo online é impulsionado pela conveniência na compra, pela variedade de produtos, pela comodidade das entregas em domicílio e pela constante inovação tecnológica oferecida pelas lojas virtuais, que se adaptam continuamente às necessidades dos consumidores.
A análise da Nuvemshop considerou as vendas realizadas entre janeiro e junho de 2022 e 2023 pelos lojistas brasileiros na plataforma.
No que diz respeito aos segmentos de mercado, destaca-se o setor de joias, que registrou um aumento de aproximadamente 77% no faturamento, superando os demais setores e movimentando R$55,5 milhões nesse período. Além disso, os segmentos de moda (R$548 milhões), saúde e beleza (R$128,5 milhões) e acessórios (R$105,5 milhões) também se destacaram como os que obtiveram maiores faturamentos nos primeiros seis meses de 2023.
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