Operação
Prada avalia possível oferta pela Versace
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O Grupo Prada iniciou uma análise completa da Versace para avaliar a possibilidade de uma oferta pela marca, conforme declaração de funcionários anônimos ao Business of Fashion. Segundo o site italiano The Platform, a Prada assinou um acordo exclusivo para realizar a due diligence da Versace, embora, por enquanto, não haja garantia de que as deliberações privadas resultarão em uma proposta formal. Entre 2023 e 2024, a Versace registrou um aumento de US$ 7 milhões em perdas, enquanto a Prada e a Miu Miu tiveram um crescimento expressivo nas vendas – algo cada vez mais raro no setor de luxo. Caso a oferta da Prada se concretize, essa seria a primeira etapa para trazer a Versace de volta ao controle de um conglomerado familiar italiano.
Na manhã de sexta-feira, o jornal italiano Il Sole 24 Ore citou especulações do mercado em uma matéria detalhando a possível aquisição da Versace pelo Grupo Prada.
Após o bloqueio da fusão entre a Capri Holdings, proprietária da Versace, e a Tapestry, dona da Coach e Kate Spade, por um tribunal federal dos EUA, a Capri Holdings contratou o Barclays para explorar alternativas, segundo o Il Sole. Foi relatado que a Capri Holdings propôs um possível acordo à Prada e seus parceiros do Citi para a venda da marca.
Se o negócio for concretizado, a Versace se juntará a uma família de marcas que tem se destacado mesmo diante da desaceleração das vendas no setor de luxo. Enquanto Kering, dona da Gucci, e LVMH, proprietária da Louis Vuitton, registraram desempenho fraco nos últimos trimestres de 2024, o Grupo Prada relatou um aumento de 18% na receita líquida nos primeiros nove meses do ano – impulsionado pelo crescimento da popularidade da Miu Miu.
No entanto, não há garantia de que o “toque de Midas” da Prada funcionará na Versace. Embora ambas as marcas compartilhem uma origem italiana, seus estilos são bastante distintos. Enquanto a Versace é conhecida por seus padrões exuberantes e detalhes opulentos, a Prada mantém uma estética minimalista e refinada, que tem ressoado fortemente nos últimos anos.
Por outro lado, a Versace tem enfrentado dificuldades significativas diante da queda geral do setor de luxo. Em novembro, a Capri Holdings informou que a receita da Versace caiu 28,2% no segundo trimestre fiscal de 2025. A marca parece estar tendo dificuldades para atrair consumidores, enquanto gigantes do luxo como Louis Vuitton e novas potências como Jacquemus dominam o mercado.
Imagem: Envato
Informações: Hypebeast
Tradução livre: Central do Varejo