Design
Lojas em containers ganham espaço no varejo
Modelo cresce em presença graças à flexibilidades, pois pode ser adaptado para diferentes tipos de negócio
O modelo de negócios de lojas em containers tem ganhado popularidade nos últimos anos devido a uma série de vantagens. Uma das principais é a flexibilidade, já que os containers podem ser adaptados para diferentes tipos de negócios e movidos para novos locais de acordo com a demanda. Além disso, eles são relativamente baratos em comparação com a construção de um prédio ou loja física tradicional, permitindo que mais empreendedores tenham a oportunidade de iniciar seus negócios.
Outro benefício é a facilidade e rapidez na montagem e desmontagem dos containers, o que permite que os negócios possam ser instalados e desinstalados rapidamente em locais temporários, como eventos e feiras. Além disso, os containers têm uma aparência moderna e atraente, o que pode ajudar a atrair mais clientes e aumentar a visibilidade.
Graças a esses benefícios, diversas redes de franquias têm aderido ao modelo, como a Sodiê Doces, que utiliza containers para instalar suas lojas em shoppings, e a Casa do Construtor, que recorrer a eles para montar seus escritórios e almoxarifados. Essas empresas encontraram na modalidade uma forma de expandir seus negócios de forma ágil e econômica.
A rede de franquias Kombosa Shake também aderiu à moda, utilizando os containers para instalar seus pontos de venda em diferentes regiões do país. Além disso, a rede de franquias Brisanet, que atua no setor de telecomunicações, utiliza containers para instalar seus escritórios e lojas físicas em cidades do interior do Nordeste.
Por fim, o formato também vem ganhando espaço entre empreendedores independentes, como cafeterias, bares e restaurantes. Eles encontraram no modelo de containers uma forma de iniciar seus negócios com baixo investimento e flexibilidade para se adaptar a diferentes demandas e necessidades.
Leia também: Saiba quais são as 10 maiores redes de varejo em 2023
Imagem: Freepik