• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

E-commerce

Cinco marketplaces capturam quase 80% das vendas online
Advertisement

E-commerce

Amazon, Mercado Livre e Shopee foram as marcas mais mencionadas na Black Friday 2025, aponta levantamento

E-commerce

Cyber Monday nos EUA movimenta US$ 14,25 bi e BNPL ultrapassa US$ 1 bilhão em compras online

E-commerce

TikTok Shop registra recorde de vendas na Black Friday

E-commerce Inovação

ChatGPT passa a oferecer ferramenta de pesquisa de compras

E-commerce Operação

Black Friday 2025 registra recordes em transações, vendas online e pedidos em plataformas digitais

E-commerce

Nuvemshop passa a integrar a rede global da Endeavor no Brasil e na Argentina

E-commerce

Mercado Livre cresce 7,4% em novembro e consolida liderança no e-commerce

E-commerce Operação

Marcas e varejistas ampliam ações para a Black Friday com lives, ofertas exclusivas e foco em social commerce

E-commerce Operação

Keeta inicia serviço de delivery em São Paulo e amplia concorrência no setor

E-commerce

Cinco marketplaces capturam quase 80% das vendas online

Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon acumularam R$203,4 bilhões

Publicado

2 anos atrás

on

18 de agosto, 2023

Por

Redação

Os cinco principais centros de compras virtuais em operação no Brasil desempenharam um papel central no cenário de comércio online em 2022, contribuindo com quase 80% das vendas totais. Coletivamente, as plataformas do Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon acumularam um faturamento de R$203,4 bilhões. Essa cifra, abrangendo tanto as vendas de produtos do próprio varejista quanto de terceiros, representou cerca de 78% do faturamento total do comércio eletrônico do país no ano passado.

Esses dados são parte integrante da classificação das 300 maiores varejistas em termos de faturamento, compilada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O estudo avaliou a proporção de marketplaces em relação às vendas online totais, com informações fornecidas pela consultoria NielsenIQ.

Alberto Serrentino, vice-presidente da SBVC e responsável pelo estudo, destaca o significativo peso e influência das grandes plataformas, que ganharam destaque durante a pandemia e continuaram a crescer, mesmo em um ano no qual o comércio eletrônico avançou a um ritmo mais lento em comparação ao varejo tradicional. Esta 9ª edição da pesquisa trouxe um marco significativo, com o Mercado Livre, o principal marketplace do Brasil, revelando pela primeira vez seu volume de vendas. Originado da Argentina, o Mercado Livre liderou a lista dos principais shoppings virtuais, registrando um faturamento de R$ 80,5 bilhões no Brasil em 2022.

Na sequência, destacam-se as plataformas da Americanas (R$44,3 bilhões), Magazine Luiza (R$43,3 bilhões), Via (R$20,5 bilhões) e Amazon (R$14,6 bilhões). É importante observar que os números da Americanas são anteriores à crise que a empresa enfrentou após a revelação de irregularidades contábeis em seus balanços, no início deste ano.

Eduardo Terra, presidente da SBVC, ressalta também o marco de estimar as vendas da Amazon no Brasil pela primeira vez, com base nas vendas de redes de segmentos semelhantes. O estudo inclui também o ranking das dez principais varejistas online, considerando apenas as vendas com estoque próprio. O Magazine Luiza lidera essa lista, com vendas online de R$27,9 bilhões no ano passado. A sequência é composta por Americanas (R$18,7 bilhões), Via (R$15,2 bilhões), Amazon (R$9,4 bilhões) e Shein (R$7 bilhões), esta última estreando no ranking. O levantamento também destaca a notável digitalização do varejo brasileiro, com 74% das 300 maiores varejistas realizando vendas online. Esse número sobe para 91% quando excluídas as empresas de alimentos, enquanto nos supermercados, a taxa é de 57%.

Um ponto de destaque adicional é a diversificação dos canais online. De maneira geral, 39% das varejistas online utilizam o WhatsApp como plataforma de venda. Quando se exclui o comércio de alimentos, esse percentual aumenta para 57%. Em setores como o de materiais de construção, a venda por meio de aplicativos de mensagens é uma realidade para 70% das varejistas desse segmento. Serrentino conclui que um dos legados da pandemia foi a ampliação das vendas digitais, não apenas através do comércio eletrônico tradicional.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Maioria dos consumidores desiste de compras online por valor da entrega

Não perca

Parceria entre Shein e Pegaki visa otimizar operações logísticas

Continue Reading

Você pode gostar

  • herói da ponta; varejo stone; comércio brasileiro herói da ponta; varejo stone; comércio brasileiro

    IGet registra avanço na atividade de varejo e serviços em novembro

  • retail retail

    Marcas, Consumidores e Retail Media: a construção de relacionamentos estratégicos

  • Laptop aberto com a frase "New Product" e bolas coloridas. Marketing Laptop aberto com a frase "New Product" e bolas coloridas. Marketing

    Comunicação visual: por que ela é decisiva para o varejo

  • moedas de real, crescimento do PIB, economia brasileira; copom; projeções inflação selic PIB; taxa básica de juros, IOF, congresso moedas de real, crescimento do PIB, economia brasileira; copom; projeções inflação selic PIB; taxa básica de juros, IOF, congresso

    PIB do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE

  • descontos; confiança descontos; confiança

    Levantamento indica queda na confiança dos consumidores em promoções de fim de ano

  • Costco Costco

    Costco processa governo Trump para garantir reembolso de tarifas

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
herói da ponta; varejo stone; comércio brasileiro
Economia19 minutos atrás

IGet registra avanço na atividade de varejo e serviços em novembro

retail
Marketing2 horas atrás

Marcas, Consumidores e Retail Media: a construção de relacionamentos estratégicos

Laptop aberto com a frase "New Product" e bolas coloridas. Marketing
Marketing16 horas atrás

Comunicação visual: por que ela é decisiva para o varejo

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.