Comportamento
Principais marcas de beleza estão sendo mais desafiadas do que nunca
As dez principais marcas de beleza são: 1. L’Oréal, 2. Unilever, 3. The Estée Lauder Cos., 4. Procter & Gamble, 5. LVMH Möet Hennessy Louis Vuitton, 6. Chanel Ltd., 7. Beiersdorf, 8. Shiseido, 9. Natura & Co., e 10. Coty, de acordo com a Beauty Inc., uma edição especial da WWD.
Embora a maioria das empresas tenha mostrado um aumento nas vendas em comparação com o ano anterior, grandes empresas, incluindo Estée Lauder, Shiseido e Natura & Co., mostraram um declínio nas vendas no ano fiscal atual. As razões para esses declínios incluem uma diminuição nas vendas na China ou em outros mercados internacionais ou uma mudança no escopo dos negócios.
No entanto, há algo mais acontecendo que está remodelando a indústria da beleza. Alguns observadores estão intrigados com os aumentos de empresas jovens. A Rare Beauty cresceu cerca de 200%, a e.l.f. Beauty cresceu 78%, a Oddity Tech Ltd. cresceu 57%, a Chicmax Cosmetic Co. Ltd. cresceu 53,3%, a Joy Group cresceu 48%, a Betterware cresceu 41%, a Guangdong Marubi. Biotechnology Co. Ltd. cresceu 33,9%, a Cosnova Beauty cresceu 32%, a Proya Cosmetics Co. Ltd. cresceu 30%, e o Grupo Boticário também cresceu 30%.
Então, qual impacto essas novas marcas estão tendo nos clientes e nas principais marcas de beleza tradicionais? As empresas mais jovens ganharam participação de mercado das empresas mais antigas e estabelecidas? Ou algo está mudando fundamentalmente no mundo da beleza?
Existem muitas razões para o crescimento dessas novas marcas, que vão desde melhores promoções até a introdução de novos produtos. As novas marcas precisavam construir uma base de seguidores e frequentemente recorriam a muitas táticas diferentes para atrair clientes. Elas podem se conectar ao ter um novo aroma ou adotar um novo ângulo de saúde.
Por exemplo, considere o que a Rare Beauty. Lançada em 2020, durante o auge da pandemia, ela aumentou a conscientização focando em questões de saúde mental. Agora está presente em 36 países e expandiu-se além da maquiagem. Lançou o Comfort Club (um hub digital que promove conforto) e arrecadou US$12 milhões em seu compromisso de arrecadar US$100 milhões para o Rare Impact Fund. A Rare Beauty ajuda a resolver questões de saúde mental, e seus clientes apoiam a missão.
Depois, há o Joy Club (Xangai), um grupo de cosméticos voltado para a geração Z. Abriu mais de 60 boutiques em cidades chinesas e estabeleceu parcerias com os principais varejistas chineses. A marca está atualmente disponível em 10.000 pontos de venda. No segmento de maquiagem, a empresa ficou em 5º lugar no ano passado, segundo a Beauty Inc.
Algumas novas linhas de produtos abraçam uma causa valiosa, enquanto outras marcas buscam o cliente jovem como seu alvo. Não importa; o resultado é o mesmo – o negócio de beleza está se expandindo com novo talento criativo. As marcas estabelecidas devem manter a base de clientes, mas as empresas jovens podem adicionar vitalidade à indústria.
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Imagem: Envato
Informações: Walter Loeb para Forbes
Tradução: Central do Varejo