Connect with us

Comportamento

Quais comportamentos vão virar tendências nas redes sociais?

Sentimentos e contextos sociais geram movimentos que serão comuns nos próximos anos, e que provavelmente vão marcar tendências

Published

on

Duas jovens mulheres dançam desfocadas ao fundo, enquanto a imagem de um celular as gravando aparece na frente

De acordo com um estudo feito pela WGSN e TikTok, algumas tendências nas redes sociais que poderão ser percebidas serão sustentadas por três pilares: o intencionalismo, o escapismo e as comunidades. Esses comportamentos vão se refletir na produção e consumo de conteúdo nos próximos anos, e você pode compreendê-los para usar as redes sociais com mais propriedade.

Em um mundo caótico com a convergência de diversas crises (política, ambiental, mental, econômica), o comportamento humano não poderia passar imune, e é claro que sofre mudanças. Pensando nisso, a pesquisa fez um levantamento dos principais sentimentos que afetam as pessoas predominantemente.

Segundo o estudo, dissociação (descolar-se da realidade caótica como mecanismo de defesa), ociosidade (valorização cada vez maior do tempo de descanso e ócio, distante do excesso de informações), aceitação radical (a habilidade de aceitar as próprias limitações, sem tanta culpa, em um mundo que já cobra demais) e neo-altruísmo (a formação de relações cada vez mais amorosas e compassivas com os outros, formando senso de comunidade) são os sentimentos crescentes nessa época.

Duas jovens mulheres dançam desfocadas ao fundo, enquanto a imagem de um celular as gravando aparece na frente

Nesse sentido, a tecnologia, cada vez mais presente na nossa realidade, tem impacto com esses sentimentos. Afinal de contas, o que antes era reproduzido nos grupos presenciais de amigos, hoje é compartilhado em páginas de redes sociais. Com um efeito uns sobre os outros, o que faz as pessoas se identificarem rapidamente é replicado e se torna tendência.

Assim, os movimentos gerados, de acordo com a pesquisa, tendem a ser:

  • O intencionalismo: um maior protagonismo da consciência para consumir conteúdo digital, partindo da ciência dos males e bens que isso pode causar. Além disso, estar ligado a causas faz parte desse movimento.
  • Escapismo: o uso das redes sociais como forma de fuga dos problemas da vida cotidiana e social. Nesse movimento, conteúdos de distração são mais valorizados.
  • Comunidades: é a busca por formar relações e senso de comunidade com pessoas que têm coisas em comum.

Imagem: Envato