Franchising
Quase 70% dos comerciantes mineiros esperam vender mais no inverno
A pesquisa “Expectativa de Vendas Inverno 2025”, da Fecomércio MG, revela que 69,8% dos varejistas de tecidos, cama, mesa e banho, calçados e artigos de viagem de Minas Gerais esperam vender mais neste inverno do que venderam no ano passado. Para 19,5%, as vendas serão iguais às do inverno de 2025 e para 8,4% serão piores. A avaliação de 55,8% dos empresários é de que o ticket médio das vendas fique entre 100,00 e 300,00.
No total, 78,0% das empresas ouvidas informam que são positivamente impactadas pela temporada de frio e 5,1% apontam impacto negativo. As vendas das regiões Sul e Mata são as mais estimuladas pela estação, respectivamente 90,5% e 88,1%.
Os motivos para o otimismo nas vendas neste ano vêm da percepção de temperaturas caindo mais cedo, conforme 66,3% e inverno rigoroso, 34,2%. A maior parte das empresas, 70,1%, projeta um impacto positivo nas vendas entre 10,1% e 40,0%. Em cenário de impacto negativo, 37,9% das empresas preveem desaceleração de vendas de até 10,0%.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a adaptação do comércio varejista ao longo dos anos para o inverno. “As empresas estão se adaptando muito bem para as novas realidades do clima. Hoje, os empresários conseguem investir melhor em estoques que condizem com a realidade climática mais instável que, cada vez mais, está se tornando mais imprevisível. Além disso, as peças de frio estão ficando com preços relativamente menores do que os observados antigamente”, explica Martins.
O período de maior movimento esperado para vendas de produtos de inverno é a primeira quinzena de junho, indicado por 54,7% das empresas. O cartão de crédito parcelado deverá ser a forma de pagamento mais comum, com 64,0% da preferência. O pix aparece como a segunda opção mais relevante, com 14,0% das indicações, seguido por crediário/carnê com 10,5%.
A pesquisa mostra forte adesão do comércio às vendas online, com 84,5% das empresas informando esta opção. Para 77,9%, o WhatsApp é o principal canal de vendas, seguido de Instagram 57,5% e Facebook, 7,1%. O site próprio também aparece como opção de comércio online para 7,1% das empresas.
No geral, 93,6% dos estabelecimentos do estado admitem que farão divulgações neste inverno. O Instagram continua sendo o canal mais utilizado, com 80,5% das empresas indicando seu uso. O WhatsApp segue como o segundo meio mais usado, com adesão de 62,2% dos lojistas e o Facebook com 26,5%. Outros meios, como rádio (4,4%), boca a boca (3,8%) e influencers (2,9%), também são considerados segundo a pesquisa.
As promoções e liquidações serão estratégias de venda para 34,7% dos varejistas, propagandas e divulgação, 25,8%, atendimento diferenciado, 10,6%. O investimento na utilização da vitrine/visibilidade da loja está nos planos de 7,7% das empresas e em novos produtos de 7,2%, aparecendo como as principais abordagens adicionais.
No período de realização da pesquisa, entre 19 e 30 de maio, a maioria das lojas, 95,3%, já se encontrava preparada para a nova estação, com todo o estoque recebido. Apenas 2,9% não estavam preparadas e 1,7% delas não realizaram os pedidos.
Em relação aos preços dos fornecedores, 56,1% das empresas relatam que os preços estão mais altos neste ano, enquanto 36,6% consideram que os preços permaneceram iguais. O número de itens solicitados aos fornecedores este ano foi igual para 44,2% das empresas, maior para 32,0%, e menor para 19,8% em comparação com o ano anterior.
Período bastante esperado pelos consumidores, o final de julho é o período preferido para a temporada de liquidações de Inverno por 21,8% dos comerciantes. Para 18,9%, será o início de agosto e, para 16,6%, o final do mês, enquanto um percentual significativo, de 17,4% afirma que não vai aderir às liquidações neste ano.
A faixa de desconto de até 10,0% é a mais frequente, indicada por 20,0% das empresas. As faixas de 20,1% a 30,0% e de 10,1% a 20,0% também são significativas, com 18,8% e 17,1% respectivamente.
A pesquisa “Expectativa Vendas de Inverno 2025” ouviu 414 empresas dos segmentos tecidos, cama, mesa e banho, calçados e artigos de viagem.