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Repasse de franquias: uma oportunidade promissora para quem deseja empreender

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repasse de franquias

Nos últimos anos, o mundo dos negócios vem se transformando. À medida que os empreendedores buscam alternativas para ampliar seus ganhos e garantir o futuro de sua família, um universo de possibilidades surge. E um dos pilares que vem ganhando cada vez mais espaço é o franchising. Os últimos dados da ABF mostram que o setor cresceu 13,8% e faturou R$ 240,6 bilhões em 2023. Isso mostra a força do segmento e reforça que ainda há muito espaço para crescer.

O repasse de franquias é uma prática que ocorre não necessariamente pela dificuldade financeira do franqueado, mas também por motivos como mudança de cidade, aposentadoria e até mesmo pelo fato do mesmo não ter mais interesse em atuar no segmento. Ao contrário do que parece, é uma prática muito comum no segmento e vem carregada de oportunidades.

Entre as vantagens para quem vai adquirir uma franquia nesse formato está a rápida operação, já que o novo dono recebe um negócio pronto e pode contar com os colaboradores que já atuavam no local, além de uma cartela de clientes já habituada a frequentar a franquia.

Uma rede de franquias como o Kumon, por exemplo, que atua no mercado da América do Sul há mais de 40 anos, tende a ter várias oportunidades de repasse. Temos exemplos de franqueados que se dedicaram por mais de 20 anos ao negócio e, que agora, decidiram descansar, parar. Nem sempre, nesses casos, há um familiar que tenha o perfil para dar continuidade ao negócio, então, oferecemos a unidade para pessoas do mercado, que são devidamente selecionadas e passam por todo um processo de verificação da franqueadora para assumir a operação.

Detalho abaixo alguns pontos que julgo importante refletir sobre investir em repasse de franquias em comparação a iniciar um negócio do zero:

– Menor risco financeiro: Começar um negócio do zero envolve investimento financeiro substancial em infraestrutura, marketing e desenvolvimento de marca. Ter um negócio já em funcionamento muitas vezes significa que boa parte desse investimento inicial já foi realizado, reduzindo o risco financeiro.

– Receita imediata: Um empreendimento em funcionamento geralmente gera receita desde o primeiro dia, o que é crucial para a vida financeira do negócio, pois evita períodos com renda reduzida que são comuns no início.

– Clientes existentes: Negócios estabelecidos têm uma base de clientes fiéis já definida. O que significa menos gasto com tempo e recursos para atrair novos clientes; em vez disso, o foco pode continuar em satisfazer e expandir a clientela atual.

– Marca e credibilidade: O Kumon possui uma marca estabelecida e uma ótima credibilidade no mercado. Portanto, há uma economia de tempo e esforço na construção de uma marca e na conquista da confiança dos clientes.

– Experiência prévia: O empreendimento estabelecido no mercado geralmente já possui experiências e conhecimentos acumulados que podem servir de grande ajuda para evitar erros.

– Rede de fornecedores e parceiros: Um negócio que está no mercado, geralmente já possui sua rede de relacionamentos com fornecedores e parceiros que podem contribuir com melhores acessos, negociações e recursos.

– Fluxo de caixa previsível: Com um histórico financeiro sólido, é mais fácil prever o fluxo de caixa e planejar o crescimento a longo prazo do negócio.

Me contem aqui, vocês já pensaram em investir nesse formato? É uma oportunidade de negócio que vale olhar com atenção.

Imagem: Envato



(*) Julio Segala
. Atua no franchising há 29 anos, graduado em Engenharia Elétrica, Matemática e Física, Mestre em Engenharia, Pós-Graduado em Gestão de Negócios, atualmente Vice-presidente de Operações no Kumon América do Sul, membro dos comitês de Micro franquias & Novos Modelos e Educação da ABF e instrutor dos programas de capacitação da ABF.

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